Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Casa da Indústria apresenta mudanças na legislação tributária

2024-02-21 às 08:28
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (20), a Casa da Indústria Ponta Grossa, do Sistema da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou uma palestra com o tema ‘Como a reforma tributária impactará sua empresa?’, com o advogado tributarista Ricieri Calixto. Cerca de 30 representantes de indústrias da cidade. 

Calixto comentou que a palestra abordou o impacto na indústria da reforma tributária, que terá início em 2026, para ser implantada até 2033. De acordo com ele, as empresas necessitam se preparar, saber quais tributos vão acabar, quais vão iniciar e entender como que isso vai afetar seus custos e a precificação de seus produtos. “O tributário ele está totalmente vinculado ao custo dos produtos e a indústria costuma contar com uma margem de lucro muito apertada”, disse.

O tributarista explicou sobre as principais mudanças previstas. Ele destaca que acontecerá uma simplificação. “A tomada dos créditos será mais fácil. Não terá diferença no tributo considerando aliquotas do ICMS diferentes nos 27 estados. Além disso, há uma expectativa que para a indústria tenha até uma diminuição da carga tributária”, ressalta.

O advogado alerta que entre 2026 a 2032, as empresas terão que se adaptar a dois sistemas coexistindo, com o PIS, Cofins e o IPI, pelo IVA e o CBS, por exemplo, a serem arrecadados pela União. “A partir de 2026 iniciam os novos tributos e haverá um decréscimo dos mais antigos e um aumento dos mais recentes”, disse Calixto, que salientou que uma grande incógnita é a aliquota que será aplicada nestes novos tributos.

Para a diretora executiva a Casa da Indústria de Ponta Grossa, Priscilla Garbelini Jaronski, a função da entidade é informar as empresas sobre assuntos que interferem diretamente em seus cotidianos, em questões trabalhistas, tributárias, sobre a saúde dos colaboradores, entre diversos outros temas. “Trabalhamos em nome da indústria, das suas necessidades, buscando sempre soluções para facilitar o trabalho e evitando problemas para as empresas”, finaliza Priscilla.

Sobre o palestrante

O palestrante é gestor Jurídico, Tributário e Financeiro. Advogado e graduado em contabilidade focado na consultoria tributária e na tomada de decisão financeira em projetos de governança fiscal (diretos e indiretos). Especialista em Contabilidade Tributária (UFPR), Direito Internacional (UEL) e em Direito Tributário (Anhanguera). Mestrando em Cooperativismo pela PUC/PR.

É Gestor do Comitê Tributário da ACIPG e também participa do IBEF/PR, IBGC/PR e IDT/PR.

Sobre a Casa da Indústria

A Casa da Indústria faz parte do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e é formada pelo Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias de Ponta Grossa (Sindimadeira), Sindicato Das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios dos Campos Gerais (Sindirepa), Sindicato da Panificação de Ponta Grossa (Sindipan), Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos de Ponta Grossa.

da assessoria