Conheça mais sobre o Connect Week Ponta Grossa e saiba como se inscrever para os eventos no site.
Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (09), a presidente da Casa do Artesão de Ponta Grossa, Maria Luíza Côrtes Cavazotti, e a artesã, Vanderli do Rocio, comentaram sobre os trabalhos realizados com palha de milho que estarão presentes no Connect Week.
Casa do Artesão presente no Connect Week Ponta Grossa
O Connect Week Ponta Grossa é o primeiro movimento fora da capital paranaense. O evento começou nesta segunda-feira (8) e está mobilizando a região para falar sobre inovação e entregando conteúdo de qualidade para toda a comunidade. O evento é um grande movimento de fomento e desenvolvimento da inovação e da tecnologia, que tem o propósito de fazer com que diversos temas voltados para a iniciativa privada e pública estejam vinculados com os aparatos e atrativos turísticos e culturais da cidade, trazendo grande ganho a diferentes setores.
A presidente pontua que o evento possui muita relevância para o município e que a Casa do Artesão se fará presente no Connect Week apresentando trabalhos realizados com palha de milho. “Essa conexão com a inovação em Ponta Grossa é muito importante, porque isso traz uma organização e cultura de que realizamos muitos eventos e ações de inovação, criatividade e empreendedorismo na nossa cidade. Então prontamente nós aceitamos o desafio de fazer parte desse cenário”, ressalta. “Estamos muito felizes, porque a palha de milho é um patrimônio imaterial da cidade e temos que contribuir com Ponta Grossa, valorizando as ações inovadoras”, acrescenta.
Trabalho com a palha de milho
A Vanderli aponta que o trabalho com a palha de milho é complexo, porém o resultado é satisfatório e deve ser valorizado. “Esse trabalho começa desde a colheita da matéria-prima, então é um processo longo e trabalhoso. Somente agora que estamos conseguindo ser visivelmente aceitos como artesanato regional e é isso que queremos e precisamos”, afirma.
Ela acrescenta que o tempo de produção dos artesanatos com esse material varia de acordo com a qualidade da palha. “Para o artesanato essa palha precisa estar perfeita e não pode ter bolor e nenhum tipo de fungo, então é necessária uma seleção inicial, uma nova seleção e mais um trabalho com o material para que possamos produzir artesanato com ele”, ressalta.
Maria assegura que esse trabalho realizado com a palha de milho é muito delicado e especial. “A equipe que trabalha com esse material valoriza esse processo e esse produto, então realiza um trabalho de artesanato muito delicado e especial. Eu lembro que logo que comecei a conhecer esse processo, só de observar a fervura, secagem no sol, seleção e coloração [percebi o quanto este trabalho é delicado]”, destaca.
Serviço
Oficina Artesanato com Palha de Milho
Com objetivo de fazer um artesanato tipicamente ponta-grossense, a Casa do Artesão trabalha com a palha de milho, que resulta em pássaros, flores, bonecas e outas peças produzidas com muito cuidado e amor. Um dos diferenciais dos seus produtos é que os artesanatos representam a história e cultura do Paraná.
Conheça mais sobre o Connect Week Ponta Grossa e saiba como se inscrever para os eventos no site.
Confira a entrevista completa: