Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

Cena Local D’P: A arte de falar bem

2023-07-05 às 15:20
Foto: Reprodução

A cena você conhece bem: o coração acelera, as pernas tremem e as mãos ficam suadas. A plateia está ansiosa, esperando você começar a apresentação, mas o seu corpo paralisa e as palavras não saem. Se você sente tudo isso sempre que precisa falar em público, saiba que não está sozinho. Um estudo realizado pelo jornal britânico Sunday Times revelou que, para 41% dos entrevistados, o medo de falar em público é maior do que o medo de ter problemas financeiros, de ficar doente ou de morrer.

O professor Daniel Frances, diretor do Grupo de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), acredita que o grande obstáculo é justamente o medo. “Essa coisa louca que é você estar sozinho e ter uma eloquência fantástica, e quando está na frente de outras pessoas não conseguir vencer a vergonha e a timidez”, resume ele, que ministra um curso de oratória na universidade.

A boa notícia é que o bem falar é uma habilidade que pode ser aprendida, diz Frances. “Saber se expressar está ligado a você acreditar no seu potencial. Então, em um curso de oratória, é mais importante trabalhar o emocional das pessoas do que qualquer outra coisa”, afirma.

Exercícios ajudam

Conforme o professor, existem “centenas” de exercícios que podem ajudar a se expressar melhor, como atividades para “soltar” a língua e melhorar a fala, e cuidados com a voz, expressão corporal, respiração, autocontrole e até autoestima. “O que existe, na verdade, é todo um processo mental que qualifica a pessoa a ter mais confiança no que está fazendo e dizendo. Entretanto, ninguém conseguirá ter uma boa oratória se não tiver boa capacidade de leitura, interpretação de texto e observação da plateia”, aponta.

Curso

Para quem deseja aprender mais sobre a arte de bem falar, Frances ministra um curso pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG). As aulas iniciaram no mês de abril e seguem até o final do ano. A expectativa é que seja aberta uma nova turma em 2024 se houver interesse da comunidade. O contato da Proex é (42) 3220-3479.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #295