Ex-professora de Ponta Grossa troca a cidade pelo campo e abre estabelecimento de gastronomia regional
por Vitor Carvalho
Longe dos carros, dos prédios e da incessante circulação de pessoas; mais perto da terra, das matas e da paz de espírito. A vida da professora Aniela Rocha se transformou radicalmente em 2021, quando ela foi desligada de uma escola onde atuava como gestora. Seguindo o sonho de cozinhar, ela se mudou com a família para a região do Passo do Pupo, no distrito de Itaiacoca, meses após o seu desligamento, em busca de uma vida mais tranquila e da possibilidade de explorar o gosto pela cozinha.
Tudo começou com um curso on-line e despretensioso para aprender a fazer pão caseiro. De início, Aniela queria apenas ter mais tempo livre, melhor qualidade de vida e poder cozinhar sem a pressão que existe na cidade. Só que, pouco tempo depois, a vocação e o desejo pelo preparo de alimentos caseiros viraram negócio. Em dezembro de 2021, ela abriu o Partilha – Comida com Afeto, no sítio onde vive atualmente. No local, Aniela busca resgatar os sabores de uma comida preparada sem abuso de industrializados, com ingredientes naturais e sazonais da região dos Campos Gerais.
Experiência gastronômica
O estabelecimento, segundo ela, não pode ser definido propriamente como um restaurante, mas, sim, como uma experiência gastronômica regional. “Eu me considero uma pessoa afetiva, que busca alimentar os outros com comida de verdade, como a comida sempre deveria ser – com ingredientes simples, da nossa região, que falam sobre a nossa cultura alimentar, sem produtos ultraprocessados e industrializados”, explica.
Cercada de cavalos, árvores e plantações, Aniela mora em um sítio com o esposo e duas filhas, dentro de uma realidade e um ritmo de vida bem diferentes dos 18 anos em que atuou como professora de inglês na cidade. “Todo mundo sonhou o meu sonho e embarcou nessa mudança para a zona rural. Eu abracei aquilo que, na minha essência, estava desde o começo, que era esse gosto por cozinhar, ver uma prateleira cheia de geleia, o cheiro de pão na casa, o quanto uma comida gostosa reflete em nós sentimentos bons”, aponta.
Onde experimentar?
É possível vivenciar a experiência do Partilha – Comida com Afeto no sítio onde Aniela vive, no Passo do Pupo, em Itaiacoca, para refeições no café da manhã e almoço. O serviço funciona por meio de reservas no telefone (42) 99948-9621.
Além do local, o Partilha realiza parcerias com pontos turísticos da região. Uma delas acontece no Buraco do Padre, onde Aniela e sua família servem café à noite, todo sábado, durante a Experiência Noturna, uma caminhada contemplativa pelo local. São disponibilizados vários tipos de pães, bolos e ingredientes típicos da região. Há ainda uma parceria com o Refúgio das Curucacas, também em Itaiacoca, com café da tarde ou piquenique. E, mais recentemente, na cidade de Tibagi, o Partilha passou a oferecer alimentos típicos para turistas que visitam o Recanto Ecológico da Dora. “O objetivo é resgatar um pouco da nossa cultura regional, nossa culinária, nosso tempero e nossa identidade, tanto estética quanto alimentar”, conclui.
Para saber mais, siga o Partilha no Instagram: partilhacomidacomafeto.