Após um ano de funcionamento, completado nesta semana, o Centro Vacina PG se consolida como um dos principais avanços na imunização em Ponta Grossa. Desde sua inauguração, o espaço facilitou a distribuição de imunizantes para toda a rede municipal de saúde e viabilizou a aplicação de 52.172 doses de vacinas. O número engloba ações itinerantes, mutirões de imunização, aplicação de BCG nas maternidades e o atendimento na própria sala de vacinação do Centro, localizado na Rua Augusto Ribas, n°131.
Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o investimento no Centro Vacina PG reflete o compromisso do Município com a saúde preventiva. “Quando inauguramos este espaço, sonhamos com um sistema de vacinação mais ágil, eficiente e acessível. Um ano depois, estamos colhendo os frutos desse trabalho. Cada dose aplicada representa uma vida protegida, uma família mais segura. Seguimos firmes no propósito de tornar Ponta Grossa uma cidade mais saudável e preparada para o futuro”, destaca a prefeita.
Além de oferecer uma estrutura própria para a vacinação, o Centro se tornou um importante elo na distribuição dos imunizantes para as unidades de saúde. Segundo a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Liliam Brandalise, a centralização do estoque facilitou a logística e garantiu mais eficiência ao sistema.
“Este primeiro ano de funcionamento comprovou o impacto positivo do Centro na imunização da nossa população. A estrutura permite um armazenamento seguro das vacinas e uma distribuição mais ágil para toda a rede de saúde. Com isso, conseguimos otimizar os processos e melhorar o atendimento ao cidadão”, ressalta Brandalise.
A coordenadora do Departamento de Imunização, Stela Godoy, destaca que a ampliação da estrutura tem refletido diretamente na adesão da população às vacinas. “O Centro Vacina PG veio para fortalecer nosso trabalho de imunização, que é contínuo e essencial. Em um ano, conseguimos facilitar a aplicação de mais de 52 mil doses, sem contar as milhares distribuídas às unidades de saúde. Esse avanço representa mais segurança para a população e reforça a importância da vacinação como ferramenta de proteção coletiva”, afirma Stela.
Inaugurado em fevereiro de 2024, o Centro Vacina PG passou por uma revitalização completa antes de abrir as portas. O investimento de mais de R$ 230 mil possibilitou melhorias estruturais, como adequações na rede elétrica, pintura, instalação de ar-condicionado e reparos no telhado e calçadas. Além disso, a criação de uma sala de vacinação própria trouxe mais comodidade e acesso ao serviço.
da assessoria