Os candidatos à presidência da subseção de Ponta Grossa da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) pela chapa XI de Agosto, Mariantonieta Pailo Ferraz e Rubens Cesar Teles Florenzano estiveram em entrevista, na manhã desta terça-feira (19), no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região).
Confira os destaques da entrevista:
Mariantonieta diz que a “estrutura” da chapa XI de Agosto é de aço, “por isso ela permanece”, declara. Esclarece que o grupo é mutável, devido ao fato que, a medida que os integrantes vão se capacitando dentro do órgão e desenvolvem aptidões para assumir cargos dentro dessa “estrutura”, ela vai alternando, com novas candidaturas.
“A OAB é aberta para todos aqueles que quiserem trabalhar. Só que a questão é que tem que começar (…) nos trabalhos mais iniciais possíveis, como todos nós começamos”, pontua.
Reiterando o que foi comentado pela candidata a presidente, Rubens afirma que para participar da ordem, os integrantes devem participar das comissões, das reuniões, dos cursos . “Você não precisa estar em dia com a anuidade da ordem para participar dos eventos (…), as restrições que nós temos com a anuidade está, simplesmente, baseada na proibição de participar do pleito eleitoral”, expõe, explicando um dos principais temas levantados pela chapa concorrente.
Ferraz ressalta que os cargo de presidente e vice-presidente da instituição não são remunerados. “As anuidades não ficam na subseção”, destaca, dizendo que o subsídios vêm determinados da seccional.
Entre as principais propostas da chapa XI de Agosto, está a criação de um Núcleo de Valorização da Advocacia (NVA), onde serão realizados encontros, em que todos os advogados da cidade possam participar, com o intuito de valorizar a advocacia, a independência e a autonomia perante todos os órgãos com quem ela se relaciona.
A subseção abrange Ponta Grossa e Carambeí. Em Carambeí, Mariantonieta propõe uma diretoria itinerante, com uma reunião realizada uma vez por mês e com uma comissão constituída no município para representar a entidade.
A chapa promove, nesta terça-feira, a partir das 19h, um evento no Janela Bar, voltado para advogados iniciantes. Para esse público, a candidata destaca as propostas de criação de Escolas de Iniciação (ESA) e selo de indicação, a fim de capacitar os recém-formados e selecionar os profissionais qualificados.
A eleição da OAB acontece na sexta-feira (22), das 9h às 17h. Os votos podem ser registrados na sede da Ordem, ou de forma digital através do link.
Assista a entrevista na íntegra: