Quarta-feira, 21 de Maio de 2025

Chefe de cozinha destaca os seus métodos para equilibrar o ‘comfort food’ e a alimentação saudável

2023-08-28 às 14:21

A chefe de cozinha, Maria Cristina Zattar, comentou sobre a culinária saudável, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (28).

Vinda a Ponta Grossa

Tininha, como gosta de ser chamada, está há duas semanas em Ponta Grossa e trabalha com serviços de delivery na cidade, assim como trabalhava em Curitiba. “Meus maiores apoiadores são meus familiares e eles também foram os meus primeiros clientes. A partir disso comecei a expandir as vendas e sempre tive uma clientela bem legal, tanto de amigos quanto de pessoas que conheciam meu trabalho por indicação ou pelas redes sociais”, destaca.

A chefe destaca que a sua família é de Ponta Grossa e essa foi uma das motivações da vinda para a cidade. “A minha mãe mora no Santa Paula e sempre me falava pra eu morar na cidade, e acabava que não me surgia uma oportunidade. A partir do momento que surgiu essa oportunidade, eu decidi trabalhar aqui”, explica.

Paixão pela culinária

Ela foi criada pela sua vó e sempre morou com ela. A afetividade da comida feita por ela motivou a Tininha a se interessar por esse ramo da gastronomia. “Eu ainda não tinha ideia de que curso fazer na universidade e acabei decidindo estudar gastronomia, que foi algo que gostei muito. Surgiu o @tininhanacozinha justamente por isso, para trazer essa culinária afetiva de uma forma saudável para as pessoas”, ressalta.

Equilíbrio entre o ‘comfort food’ e a alimentação saudável

A chefe busca o equilíbrio entre o ‘comfort food’, que é essa culinária que traz o aconchego e fornece um valor nostálgico ou sentimental através do alimento, e a prática da alimentação saudável. “Normalmente o ‘comfort food’ traz uma alimentação mais calórica. Nós tentamos trazer [essa pegada nostálgica] da comida feita em casa com ingredientes não industrializados, que acabam sendo mais saudáveis e bem aceitos pelo nosso corpo”, afirma. “Vamos adaptando e fazendo umas releituras com ingredientes menos calóricos”, acrescenta.

A busca de Tininha é por criar essa conexão entre a culinária de antigamente e a atual, com as devidas adaptações necessárias. “Nos dias de hoje, existem muitas intolerâncias a determinados alimentos, em decorrência das modificações deles na sua essência com a chegada dos alimentos transgênicos “, pondera. “A partir dessas mudanças nós vamos nos adaptando, e o mercado está acompanhando bem esse processo com opções mais saudáveis e adaptadas para cada necessidade”, complementa.

Dicas para uma alimentação mais saudável

As adaptações na alimentação do dia a dia para torná-la mais saudável deve ser realizada de forma gradativa, segundo a chefe de cozinha. “É necessário que aos poucos a pessoa vá fazendo os seus alimentos de um forma mais saudável, substituindo alguns produtos industrializados por produtos mais naturais”, afirma.

Evitar alimentos industrializados é um importante passo para que essas adaptações sejam realizadas, segundo Tininha. “Um exemplo a ser evitado é comprar o brócolis congelado, porque é muito melhor você comprar o produto fresco. Em 10 minutos no vapor, ele fica mais gostoso e nutritivo para a sua refeição”, finaliza.

Serviço

Conheça o trabalho da chefe de cozinha, Maria Cristina Zattar, e entre em contato através do seu instagram.

Confira a entrevista completa: