Sábado, 28 de Setembro de 2024

Chocolate amargo não engorda? Nutricionista de PG explica mitos e verdades sobre o doce

2024-07-06 às 17:05
Foto: Divulgação

Neste domingo (7) é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. A nutricionista de Ponta Grossa, Adriane Colaça, explica quatro mitos e verdades sobre o doce. Confira:

1. Chocolate causa espinhas?

Mito. “A acne é multifatorial e o chocolate por si só não é o responsável pelo surgimento de espinha ou por acne. Uma dieta rica em açúcar e gordura, principalmente a saturada, produz maiores prejuízos à pele e sendo assim é correto controlar o consumo do chocolate especialmente ao leite ou branco, exatamente por ser rico nesses dois compostos, tanto de gordura, quanto de açúcares”, afirma.

2. Chocolate ajuda a aliviar sintomas de depressão?

Verdade. “Existem estudos recentes, de 2022, que comprovam realmente que o chocolate faz parte sim do manejo dos sintomas de depressão. Especialmente chocolate rico em cacau 70%+ pode sim colaborar com os quadros de depressão e ansiedade, por ser rico em ácido fólico e demais vitaminas do complexo B, além de magnésio. Além disso, o chocolate 70% cacau é rico em flavonoides, que beneficiam a saúde neurológica de forma geral, reduzindo o estresse oxidativo, aumentando a vascularização cerebral, e isso acarreta numa redução da neuroinflamação, em decorrência dessa redução, terá benefícios sim no controle dos sintomas da depressão. Os flavonoides presentes no cacau, especialmente a treobomina, cafeína, feniletilamina e tiramina são os compostos mais importantes para a saúde neurológica. A tiramina é precursora do triptofano, que é o composto precursor da formação do neurotransmissor da serotonina, bastante discutido por sua participação na sensação de bem-estar e do bom humor. Então sim, podemos afirmar que o cacau participa da redução dos sintomas da depressão”, explica.

3. Quanto mais escuro e amargo, melhor o chocolate?

Verdade. “Do ponto de vista da qualidade nutricional, sim. Quanto mais cacau, maior concentração das substâncias bioativas, menor a concentração de açúcar e gordura adicionada, então para ser considerado chocolate amargo, precisa ter no mínimo 60% cacau na sua composição, isso torna ele nutricionalmente melhor”, aponta.

4. Chocolate amargo não engorda?

Mito. “Todo alimento possui calorias, então é um mito que o chocolate amargo 70% cacau não engorda. Como ele possui calorias, por esse motivo pode promover o ganho de peso se for consumido em demasia, ou fora do contexto alimentar saudável e recomendado para aquele indivíduo. A dose recomendada diária é de até 30 gramas de chocolate 70% amargo ou uma colher de sopa de cacau em pó, em receitas, vitaminas, ou outras formas de consumo. Se ele controlar e ficar dentro desses parâmetros de quantidade, a pessoa terá benefícios, sem nenhum prejuízo à silhueta”, declara.

Foto: Eduardo Vaz

A nutricionista Adriane Colaça atende de forma online e presencial em Ponta Grossa. Para saber mais, basta entrar em contato pelo (42) 9 8866-4306 (WhatsApp). Instagram: @adricolacanutri