O mês de junho de 2023 terminou com chuvas abaixo ou perto da média histórica em boa parte do Paraná. O destaque fica para o déficit de precipitação entre o oeste e o sul paranaense, como Cascavel, Toledo, Palmas e Santa Helena, que superaram os 40 milímetros (mm) em vários locais.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Ponta Grossa registrou apenas 87 mm de precipitação no último mês, contra a média histórica de 106.5 mm – isso representa uma anomalia de 19.5 mm.
Na Região Metropolitana de Curitiba também choveu abaixo da média, com anomalias negativas entre 20 e 40 mm. Nas praias houve chuva acima da média climatológica (Guaratuba, por exemplo, choveu 194 mm, para uma média de 144 mm). Houve um período bastante chuvoso no Estado entre 11 e 15/06, em função de um sistema semiestacionário. Entre os dias 21 e 23/06 voltou a chover, principalmente na ‘metade sul’ paranaense
A temperatura apresentou um comportamento mais próximo à normalidade em boa parte do Paraná. Em vários momentos do mês ocorreu a atuação de massas de ar seco, que favoreceram o resfriamento na madrugada, mas em compensação contribuíram para elevação das temperaturas à tarde. A menor temperatura do mês ocorreu em General Carneiro, com -2,0°C no dia 18/06. Temperaturas superaram os 32°C em Loanda, Cerro Azul, Morretes e Antonina.
Com informações do Simepar