O fundador do Grupo MM, Jeroslau Pauliki, de 79 anos de idade, recebeu o título de cidadão benemérito e honorário do Paraná, em sessão solene da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (24), na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Os empresários Laurival Pontarollo, César Moro Tozetto e José Sebastião Fagundes Cunha também foram homenageados. Os títulos foram propostos pela deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e pelos ex-deputados Jocelito Canto e Plauto Miró.
Homem simples e com espírito empreendedor, vindo de uma família de origem humilde de Arapoti (PR), Pauliki chegou em Ponta Grossa com 18 anos de idade. “Cheguei em Ponta Grossa com uma vontade de vencer na vida e hoje, com o passar dos anos, depois de muita luta, sou proprietário de uma rede de lojas com 205 unidades, represento muito bem a economia do Paraná, para nós é motivo de orgulho de receber essa comenda”, destaca.
O empresário destaca a importância da empresa na geração de empregos nos 131 municípios paranaenses em que as lojas MM estão presentes, além de 27 cidades em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. “Nosso Grupo MM hoje é responsável por mais ou menos 3 mil empregos, cerca de 90% aqui no Estado do Paraná”, diz. Pauliki ainda comenta que o Grupo é formado por outras seis empresas e também mantém uma associação beneficente. “Nossa empresa é composta pela empresa Mercado Móveis, Espaço Novo, que é uma empresa administradora de bens, a MM Paraná Construtora, temos a transportadora Ponta Service, lojasmm.com, Disapel Atacado e somos mantenedores do Instituto Mundo Melhor (IMM)”, explica.
O IMM é um trabalho voluntário do Grupo e está presente em 17 estados da federação. “É um trabalho silencioso, onde levamos cursos gratuitos para muitas pessoas, jovens, empresários, jovens aprendizes e só em 2022 realizamos 100 mil cursos, é muita gente. É um trabalho voluntário que temos, a Dona Sirlei é a nossa presidente, temos levado aos mais diversos recantos do nosso país”, aponta.
Jeroslau Pauliki conclui. “Deus me deu a graça da saúde e de formar uma boa, excelente família, onde meus quatro herdeiros fazem parte e têm funções importantes dentro do MM, mas ninguém entrou sentando na cadeira”, diz. “Tenho que agradecer à Deus pelas graças recebidas ao longo dos 45 anos, hoje nossos grupo já é consolidado e representa uma grande parcela da economia do mercado paranaense”, finaliza.
Perfil de Jeroslau Pauliki
Jeroslau Pauliki nasceu no município de Arapoti, Paraná, onde viveu até sua adolescência. Seu sonho era ser auxiliar de escritório, foi vendedor de verdura, barbeiro, cobrador de ônibus e auxiliar de oficina mecânica.
Aos 18 anos, surgiu a grande oportunidade de mudar-se para Ponta Grossa, com o seu primeiro trabalho numa oficina mecânica, conseguiu fazer curso de datilografia e redação comercial.
A oportunidade de abrir uma empresa surgiu quando cursava a faculdade de economia em Ponta Grossa, já estava com 34 anos, casado e com filhos. Jeroslau e seu sócio possuía como patrimônio inicial, uma brasília laranja e um imóvel, que foram vendidos para comprar um caminhão que seria utilizado em suas atividades. Em 1978 foi inaugurada a primeira loja do Mercado de Móveis Ponta Grossa, com o intuito de atender o público consumidor do bairro Ronda. Hoje, com 45 anos de história, o Grupo MM é uma das maiores redes de varejo do Sul do Brasil, com mais de 200 lojas.
O espírito empreendedor de um homem simples, vindo de uma família de origem humilde, enaltece a garra e a perseverança do cidadão paranaense.