O Parque Monteiro Lobato, em Ponta Grossa, recebe um encontro entre o circo e a cultura cigana nesta quinta (10) e sexta-feira (11). Com entrada gratuita, o espetáculo “Cirque Volare: Amor, Paixão e Sacrifício” convida o público para uma experiência que mescla acrobacias, dança, poesia e ancestralidade.
Encenado pela quinta geração de uma tradicional família circense com raízes ciganas, o espetáculo conta a história de um amor proibido entre dois mundos: o circo itinerante e uma jovem cigana. A narrativa, inspirada em fatos reais, propõe uma reflexão sobre preconceito, identidade e pertencimento.
“É um resgate e, ao mesmo tempo, uma afirmação da nossa história. Queremos mostrar que, a cultura cigana tem muito a contribuir com sua alegria, sabedoria e forma vibrante de ver o mundo”, afirma Geovana Salgueiro, autora e coordenadora do projeto.
Além das apresentações, a programação inclui oficinas de dança cigana abertas à comunidade. “O espetáculo é um convite para o diálogo entre culturas. A arte tem esse poder de aproximar, sensibilizar e transformar”, destaca Robert Salgueiro, diretor geral da montagem.
Todas as apresentações contarão com acessibilidade cultural, incluindo intérprete de Libras, audiodescrição ao vivo e plaquetas em braile com o resumo do espetáculo para pessoas com deficiência visual.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Programação – Parque Monteiro Lobato (Tenda de Circo)
Dia 10/07 (quarta-feira)
• 18h – Apresentação
• 19h – Oficina de dança cigana
• 20h – Apresentação
Dia 11/07 (quinta-feira)
• 18h – Apresentação
• 19h – Oficina de dança cigana
• 20h – Apresentação
• 21h – Oficina de dança cigana
Evento gratuito | Classificação indicativa: 12 anos
Produção: Dandaluna Produções Artísticas
Direção geral: Robert Salgueiro
Autoria e coordenação: Geovana Salgueiro
Atores convidados: Michella França, David Dias e Gilberto Salgueiro
Fotos: Duo Festta Fotografias
da assessoria