Quinta-feira, 29 de Maio de 2025

Com receita do avô, ‘Cantinho do Torresmo’ representa PG no Festival Brasil Sabor

Sócios participaram do programa Manhã Total desta terça na Rádio Lagoa Dourada
2025-05-27 às 11:30
Edu Vaz/ D’Ponta News

O programa ‘Manhã Total’ da Rádio Lagoa Dourada (98.5 FM) desta terça-feira (27) recebeu os sócios-proprietários do Cantinho do Torresmo, Luana Banisky e Anderson Banisky. Eles falaram sobre a participação do estabelecimento no Festival Brasil Sabor 2025, promovido pela Abrasel, e contaram a história do negócio, localizado na Rua Bahia, nº 855, no bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa.

O Cantinho do Torresmo está participando do festival com a Barca de Torresmo, prato composto por pancetas enroladas e temperadas por horas, assadas e depois defumadas. “São pancetas enroladas que ficam no tempero por horas. Assamos ela e depois defumamos”, detalhou Anderson. Segundo ele, a inspiração vem da infância. “Meu avô era de Carambeí então eles matavam porcos, faziam linguiças, faziam chouriço e torresmo”, expõe.

Inicio do negócio e variedades de sabor
Anderson explicou que o Cantinho do Torresmo surgiu em 2018. “Eu saí do meu trabalho e eu com a Luana abrimos um pequeno comércio.” A ideia surgiu a partir de encontros com amigos. “Eu sempre gostei de cozinhar e alguns amigos começaram a me incentivar dizendo para eu vender as comidas que eu costumava fazer para eles em encontro entre amigos.” Ele conta que começou a preparar diversas variações do prato. “Comecei fazer o torresmo, seja ele à pururuca, de rolo, barrinhas de cereal de torresmo e até o patê de torresmo.” Hoje, produzem cerca de 300 kg por semana.

Edu Vaz/ D’Ponta News

Luana destacou que o espaço oferece diversas opções para o público. “Temos um espaço com mesas e vendemos porções com torresmo e também porções com batatas fritas, calabresa, polenta, bolinho de carne e tilápia. Temos uma variedade de pasteis, chopp e cerveja. Temos uma variedade de pratos.” Atualmente, são mais de 100 sabores de pastéis no cardápio.

Aos sábados, o local também oferece virado de feijão. “No sábado nós servimos o virado de feijão que vai o feijão, arroz, ovo, couve e torresmo de rolo”, explicou Luana. Também são servidas marmitas nesse dia.

Para quem deseja experimentar o torresmo ainda quente, Anderson recomenda um horário específico. “No sábado, se você quer ele bem quentinho, vá por volta de 10 horas da manhã e você consegue adquirir eles saindo das panelas”, diz.

A dupla ressaltou que esta é a primeira participação no Brasil Sabor. “Estamos pela primeira vez participando desse evento, junto com outros bares e restaurantes para demonstrar o quanto Ponta Grossa é rica no segmento gastronômico e queremos trazer simplicidade de uma comida raiz com tempero de vovó”, comentou Luana.

Festival Brasil Sabor
O Festival Brasil Sabor acontece em todo o país entre os dias 15 de maio e 8 de junho e é realizado pela Abrasel com patrocínio nacional da Ambev. Em Ponta Grossa e região, dez estabelecimentos participam da edição de 2025.

Serviço
Quem quiser acompanhar o trabalho do Cantinho do Torresmo pode seguir o perfil do estabelecimento nas redes sociais (AQUI). O atendimento acontece de terça a sexta-feira das 15h30 às 23h e aos sábados das 11h às 23h. O telefone é (42) 99814-1102.

Veja a entrevista na íntegra:


Por Camila Souza