Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Como o possível retorno do horário de verão impacta Ponta Grossa?

2024-10-11 às 14:10
Foto: Pixabay

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, pontuou em setembro que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real, para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

A redação do portal D’Ponta News conversou com ponta-grossenses de diferentes setores da sociedade para entender como esse possível retorno pode impactar Ponta Grossa.

Leandro Ribas

O gestor do Parque Estadual de Vila Velha, Leandro Ribas, destacou que o retorno pode ser benéfico para o setor do turismo da cidade. “As pessoas costumam se sentir mais motivadas a sair de casa durante o horário de verão, especialmente após o trabalho, quando ainda há luz natural. Isso é extremamente positivo para o turismo em Ponta Grossa, pois muitos aproveitam para explorar os atrativos da cidade. Além disso, com o comércio funcionando até mais tarde, cria-se um ambiente favorável para que os turistas e moradores circulem pelas ruas, aumentando a movimentação nos estabelecimentos locais”, ressalta.

Foto: Arquivo/D’Ponta News

José Carlos Loureiro Neto

O presidente do Sindilojas PG, José Carlos Loureiro Neto, destacou que o setor do comércio também possui um impacto positivo com o possível retorno. “O horário de verão sempre foi bom, porque o povo fica até mais tarde na rua e acaba circulando e gastando mais no comércio. Então pra nós é benéfico, porque ajuda nas nossas vendas”, destaca.

Foto: Reprodução/Sindilojas PG

Lucas dos Santos

O proprietário da São Beernardo Conveniência, Lucas dos Santos Pereira Mariano, pontua que o possível retorno é positivo para o setor do comércio de bebidas. “Acredito ser extremamente positiva a volta do horário de verão para o comércio em geral, pois o consumidor se sente mais disposto a circular por lugares comerciais e a consumir nos mesmos, em períodos que ainda temos a luz solar, principalmente se for após o horário de trabalho”, assegura.

Foto: Reprodução/São Beernardo Conveniência