Feriado chegando e você já sabe o que vai preparar na Sexta-feira Santa? Vou separar algumas receitas para ajudar vocês no processo…
Tradicionalmente na Sexta-feira Santa não consumimos carne vermelha, então aqui vão algumas receitas para o leitor do portal D’Ponta News aproveitar a feira do peixe e as ofertas dos supermercados.
Confira:
Moqueca rápida
Ingredientes:
6 postas de peixe sem pele (cerca de 150 g cada)
3 tomates
1 pimentão amarelo grande
1 pimentão vermelho grande
1½ cebola
4 dentes de alho pequenos
2 pimentas dedo-de-moça pequenas
8 ramos de coentro (folhas e talos)
200 ml de leite de coco
¼ de xícara (chá) de azeite de dendê
2 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto
folhas de coentro a gosto para servir
Modo de Preparo:
Lave e seque os pimentões, os tomates, as pimentas e o coentro. Corte os pimentões ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em quadrados de 3 cm. Corte os tomates em quartos, descarte as sementes e corte cada quarto ao meio na diagonal. Descasque e corte a cebola em cubos de 2 cm. Descasque e pique fino o alho.
Fatie a pimenta de cheiro em rodelas. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, raspe as sementes com a ponta da faca e pique fino as metades. No liquidificador, bata o leite de coco com o azeite de dendê e ½ colher (chá) de sal por 1 minuto até ficar bem emulsionado — assim o caldo da moqueca fica mais aveludado e a gordura do dendê e do coco não se separam do líquido.
Tempere o peixe com sal a gosto.
Leve uma panela grande (uma moquequeira ou frigideira de borda alta) ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar. Junte os pimentões e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o alho e as pimentas e mexa por 1 minuto para perfumar.
Abaixe o fogo, junte o coentro e o leite de coco batido com dendê. Adicione os tomates e misture bem. Com uma pinça, coloque os pedaços de peixe entre os legumes — assim o peixe fica parcialmente imerso pelo caldo para cozinhar. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até o peixe ficar cozido, mas ainda úmido, e os legumes macios. Sirva a seguir com folhas de coentro a gosto acompanhado por arroz branco.
Escondidinho de bacalhau
Ingredientes:
4 batatas
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de leite
noz-moscada ralada na hora a gosto
sal a gosto
2 lombos de bacalhau dessalgado e congelado
2 cebolas picadas
4 tomates sem pele nem sementes picados
1 xícara (chá) de azeitona verde sem caroço picada
½ xícara (chá) de salsinha fresca picada
½ xícara (chá) de azeite
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta).
Descasque e corte as batatas em pedaços médios e leve ao fogo alto numa panela com água e um pouco de sal. Quando ferver, deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o bacalhau. Numa panela pequena, coloque o lombo de bacalhau, cubra com água e leve ao fogo alto até ferver. Deixe cozinhar por 10 minutos. Transfira para uma tigela e desfie com um garfo.
Descasque e pique a cebola; com uma faquinha, descasque, corte ao meio e retire as sementes do tomate e, em seguida, corte em cubos; lave, seque e pique a salsinha; corte as azeitonas em quatro partes.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio e, quando aquecer, regue com o azeite. Junte a cebola e refogue, mexendo por 3 minutos, até ficar transparente. Junte o tomate e refogue por mais 5 minutos, mexendo bem. Por último, adicione as azeitonas e o bacalhau. Misture e desligue o fogo.
Volte as batatas. Escorra a água e passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, na mesma panela. Aqueça o leite e junte às batatas. Misture também a manteiga. Tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada. Leve a panela ao fogo baixo e mexa vigorosamente, até o purê começar a borbulhar.
Transfira o bacalhau para um refratário pequeno. Cubra com o purê e polvilhe com o parmesão. Leve para assar por 20 minutos ou até o queijo gratinar. Sirva a seguir.