Conheça o Programa Girando o Mundo que realiza viagens de carro pela América do Sul | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Conheça o Programa Girando o Mundo que realiza viagens de carro pela América do Sul

2023-11-07 às 16:13
Foto: D’Ponta News

O guia turístico e criador do Programa Girando o Mundo, Walter Rupel, esteve no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (07) para falar sobre as viagens realizadas de carro e moto pela América do Sul.

Leia os principais pontos da entrevista:

Importância do guia
Walter retornou recentemente de viagem e conta que a expedição que passou por locais como norte da Argentina, Cordilheira dos Andes e Deserto do Atacama, foi apenas uma das cinco realizadas por ano por ano pela Girando o Mundo. O guia conta que passaram por paisagens “impressionantes que só se vê em viagens de carro”, declara.

Sobre a importância de ter um guia turístico, além do trabalho prestado desde a preparação da viagem, o acompanhamento e o conhecimento dos locais pelo profissional permite que o turista aprecie toda a paisagem que, conforme diz Walter, às vezes passa despercebida por falta de conhecimento do turista.

Rupel, que já está com a próxima expedição programada com saída no dia 5 de janeiro de 2024, conta que desta vez vai para o extremo sul da América do Sul, em Ushuaia, localizada na Argentina, Província da Terra do Fogo e conhecida como ‘fim do mundo’. Ele diz que apesar de ser um dos locais mais frios do mundo, nesta época do ano em que será realizada a expedição, ainda será verão na região.

Preparação para a expedição
Sobre a preparação do carro e bagagens para as diferentes temperaturas dos diversos locais por onde os turistas passam nas expedições, ele conta que já estão preparados. Um exemplo é os veículos equipados com alguns chás de folha de coca, típicos da região, e líquidos para ingestão e hidratação no deserto; também bisnagas de oxigênio para baixas pressões que podem ser sentidas devido às diferenças de altitude.

Outro benefício das viagens de carro, em relação às viagens de avião, é o turista ir se adequando à pressão do local aos poucos, conforme a altitude do local e os dias seguindo o trajeto. No avião essas diferenças são altamente perceptíveis e sentidas pelos viajantes, comenta Rupel.

Custo-benefício
O guia turístico diz que o momento é propício para a realização de viagens na América do Sul, por conta da grande diferença entre o Real e o Peso Argentino. “Para nós brasileiros é o momento de viajar, pois você faz uma viagem econômica”, declara. A gasolina no país vizinho, que é de extrema qualidade, conforme afirma Walter, paga-se pelo litro R$ 2,90, enquanto no Brasil gira atualmente em torno de R$ 5,65.

Conheça o Programa Girando o Mundo através das suas páginas no Instagram, Facebook e Youtube.

Confira na íntegra a entrevista com o guia turístico: