Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025

Coordenadora do Hemepar reforça necessidade de doadores de sangue em PG

2024-04-15 às 14:05

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (15), a coordenadora do Hemepar de Ponta Grossa, Fabíola Viola Tonon Alves, comentou sobre a importância da doação de sangue.

Necessidade de doadores 

A coordenadora pontua que o Hemepar precisa de doadores de sangue com urgência em Ponta Grossa. “Nós estamos com as agendas vazias e nessas últimas duas semanas não temos uma quantidade de agendamentos suficientes para atender a nossa demanda”, destaca.

Ela também aponta que Ponta Grossa e as cidades da região sempre possuíram populações muito solidárias com a doação de sangue e que é de extrema importância que se faça presente nesse momento. “A população sempre responde aos pedidos do banco de segue quando necessário. Nesse momento precisamos resgatar essa solidariedade e pedir para que a população volte a colocar na sua agenda a doação de sangue”, afirma.

Importância de ter bolsa de sangue disponível

Fabíola pondera que a doação de sangue não pode ser pensada somente em momentos que alguém sofre com alguma situação de emergência. “Nós temos que estar sempre preparados para se alguma eventualidade acontecer, nós já termos a bolsa de sangue disponível. Além disso, nós temos os pacientes que necessitam regularmente de transfusão sanguínea para manter os seus tratamentos de saúde e ter uma qualidade de vida”, ressalta.

Dessa forma, a coordenadora pontua que a presença do doador de sangue precisa ser constante, porque muitas pessoas dependem dessa ação de solidariedade. “Esse é o tipo de ação que não pode sofrer ciclos de presença, mas deve acontecer de uma forma constante e nós buscamos sempre reforçar isso para a população”, assegura.

Tipos sanguíneos que o Hemepar precisa com urgência

O estoque disponível dos grupos sanguíneos é bastante oscilante, segundo Fabíola. “No momento, em Ponta Grossa, necessitamos com urgência dos tipos O- e A-. Também estamos precisando de doação dos outros tipos sanguíneos, porém a pessoa pode agendar durante a semana ou até na próxima semana, por não ser algo que precisamos para agora”, explica.

Serviço

O Hemepar de Ponta Grossa se localiza na R. Gen. Osório, 427 – Centro; e o telefone para contato é: (42) 3223-1616.

Confira a entrevista completa: