Quinta-feira, 29 de Maio de 2025

Correios atenderão vítimas de golpe no INSS; saiba quais agências de PG terão o serviço

2025-05-27 às 10:08
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir de sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão contar com o apoio presencial de 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil para esclarecer dúvidas relacionadas a possíveis fraudes em descontos associativos. A medida visa atender especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para utilizar os canais digitais do instituto, como o aplicativo Meu INSS, o site oficial e a Central 135.

Segundo o INSS, o objetivo é facilitar a verificação de descontos nos benefícios que não tenham sido autorizados pelos segurados. As agências credenciadas estarão aptas a informar se houve incidência desses descontos. No entanto, o órgão esclarece: “caso o segurado já tenha feito a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.”

Até o último domingo (25), mais de 2 milhões de beneficiários já haviam solicitado reembolso por meio dos canais digitais. Desde a semana anterior, cerca de 9 milhões de segurados foram notificados sobre a ocorrência de descontos em folha, os quais podem estar relacionados a fraudes.

A partir do dia 30, será possível também requerer o ressarcimento nas agências dos Correios, além dos canais digitais e do atendimento telefônico. Para isso, será necessário apresentar apenas um documento oficial de identificação. O INSS informa que não é necessário levar extratos, contracheque ou comprovante de inscrição.

Nos casos em que o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer pessoalmente, será permitido o atendimento por meio de um representante legal. Para isso, é exigida uma procuração autenticada. Contudo, “nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.”

O atendimento será realizado em uma plataforma específica, separada da base de dados dos benefícios previdenciários, o que, segundo o INSS, garante maior segurança das informações.

Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:

  • Consultar se foi feito algum desconto no benefício

  • Requerer a contestação de descontos não autorizados

  • Reconhecer a autorização de algum desconto

  • Consultar sobre o resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)

  • Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação

  • Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS

Todo o processo será gratuito e conduzido por equipes treinadas, conforme o RIC Mais. Nas unidades com sistema de organização de filas ou guichês exclusivos, será garantida prioridade de atendimento aos aposentados e pensionistas.

O INSS reforça que o atendimento presencial nas agências dos Correios não possui prazo final. A orientação é que os segurados procurem o serviço com calma: “não precisa se preocupar em ir logo no início”, adverte o instituto.

Para beneficiários que vivem em áreas distantes das agências listadas, o INSS estuda alternativas. Conforme divulgado, o Governo Federal e os Correios planejam ações itinerantes para levar o atendimento a regiões de difícil acesso, com iniciativas de busca ativa.

O INSS também reforça que os beneficiários devem estar atentos a tentativas de fraude e lembra: “o INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários.”

Canais oficiais de atendimento

  • Aplicativo Meu INSS

  • Site do INSS

  • Central 135

  • A partir de 30 de maio, nas agências dos Correios credenciadas

Em Ponta Grossa, as seguintes agências oferecerão o serviço:

  1. Unidade de Uvaranas – Avenida Carlos Cavalcanti, 1288
  2. Unidade Central – Rua Augusto Ribas, 802
  3. Unidade Industrial – Rua Jorge Becher, 33

A lista completa pode ser acessada clicando aqui.