A partir de sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão contar com o apoio presencial de 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil para esclarecer dúvidas relacionadas a possíveis fraudes em descontos associativos. A medida visa atender especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para utilizar os canais digitais do instituto, como o aplicativo Meu INSS, o site oficial e a Central 135.
Segundo o INSS, o objetivo é facilitar a verificação de descontos nos benefícios que não tenham sido autorizados pelos segurados. As agências credenciadas estarão aptas a informar se houve incidência desses descontos. No entanto, o órgão esclarece: “caso o segurado já tenha feito a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.”
Até o último domingo (25), mais de 2 milhões de beneficiários já haviam solicitado reembolso por meio dos canais digitais. Desde a semana anterior, cerca de 9 milhões de segurados foram notificados sobre a ocorrência de descontos em folha, os quais podem estar relacionados a fraudes.
A partir do dia 30, será possível também requerer o ressarcimento nas agências dos Correios, além dos canais digitais e do atendimento telefônico. Para isso, será necessário apresentar apenas um documento oficial de identificação. O INSS informa que não é necessário levar extratos, contracheque ou comprovante de inscrição.
Nos casos em que o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer pessoalmente, será permitido o atendimento por meio de um representante legal. Para isso, é exigida uma procuração autenticada. Contudo, “nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.”
O atendimento será realizado em uma plataforma específica, separada da base de dados dos benefícios previdenciários, o que, segundo o INSS, garante maior segurança das informações.
Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:
Consultar se foi feito algum desconto no benefício
Requerer a contestação de descontos não autorizados
Reconhecer a autorização de algum desconto
Consultar sobre o resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS
Todo o processo será gratuito e conduzido por equipes treinadas, conforme o RIC Mais. Nas unidades com sistema de organização de filas ou guichês exclusivos, será garantida prioridade de atendimento aos aposentados e pensionistas.
O INSS reforça que o atendimento presencial nas agências dos Correios não possui prazo final. A orientação é que os segurados procurem o serviço com calma: “não precisa se preocupar em ir logo no início”, adverte o instituto.
Para beneficiários que vivem em áreas distantes das agências listadas, o INSS estuda alternativas. Conforme divulgado, o Governo Federal e os Correios planejam ações itinerantes para levar o atendimento a regiões de difícil acesso, com iniciativas de busca ativa.
O INSS também reforça que os beneficiários devem estar atentos a tentativas de fraude e lembra: “o INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários.”
Aplicativo Meu INSS
Site do INSS
Central 135
A partir de 30 de maio, nas agências dos Correios credenciadas
Em Ponta Grossa, as seguintes agências oferecerão o serviço:
A lista completa pode ser acessada clicando aqui.