Domingo, 20 de Abril de 2025

Crea investiga acidente onde trabalhador amputou o dedo na construção da UPA Uvaranas

Acidente durante uso de serra elétrica deixa funcionário com polegar amputado; Conselho investiga se houve falhas
2025-04-09 às 15:17

Um trabalhador terceirizado sofreu um grave acidente na obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas, em Ponta Grossa, no dia 27 de fevereiro de 2025. Durante a execução de serviços de corte de madeira com uma serra Makita, utilizada para confecção de formas, o funcionário teve o polegar da mão esquerda amputado. A ocorrência está sendo investigada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), visto que o processo segue em trâmite.

De acordo com o relatório do engenheiro responsável pela fiscalização da obra obtido pelo D’Ponta News, Joselito Pinheiro da Costa Junior, a empresa Ethica Serviços de Engenharia e Construção Ltda, contratada para a execução dos serviços, acionou os primeiros socorros imediatamente após o acidente. Além disso, a empresa Souza Locações de Equipamentos Eireli, responsável pela terceirização do trabalhador acidentado, está prestando suporte ao funcionário.

A investigação conduzida pelo Crea-PR busca identificar as circunstâncias do acidente e verificar se houve falhas no cumprimento das normas de segurança do trabalho. O uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como o treinamento oferecido ao trabalhador para operar a serra elétrica, estão entre os pontos analisados.