Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025

Curada do câncer, ex-paciente relata importância do novo ambulatório

2025-01-24 às 13:53
Heryvelton Martins / D’Ponta News

A ex-paciente oncológica Andressa Rodrigues Franco esteve no evento, na manhã desta sexta-feira (24), em que ocorreu a assinatura de um convênio do Governo do Estado com a Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa que prevê a construção do novo Ambulatório de Especialidades em Oncologia e Quimioterapia, localizado no antigo Hospital Evangélico.

No evento, Andressa contou seu relato de enfrentamento à doença. “No final do ano 2023 eu fui diagnosticada com câncer do colo do útero metastático. Os médicos acharam que eu não aguentaria nem a primeira sessão de quimioterapia”, expõe.

Conta que quando iniciou o tratamento ouviu relatos da dificuldade enfrentada por outros pacientes. “Ouvi pacientes contando que acordavam às 3h para pegar o transporte de saúde e se deslocarem até Ponta Grossa para fazer o seu tratamento”, relata.

Foi então, segundo ela, que passou a “entender que a Santa Casa é a vida de tantas pessoas. (…) Sem medo de errar, afirmo que a causa mais nobre que existe é o carinho e amor de toda a equipe e a força de cada paciente se ajudando mutuamente a acreditar na chance de se curar. São mães, pais, avós, filhos e filhas sendo salvos todos os dias pelo trabalho e dedicação de todos”, ressalta a ex-paciente.

Assista o relato na íntegra:

 

O investimento totaliza R$ 9,7 milhões, sendo R$ 9 milhões de recursos estaduais e o restante de contrapartida do município. Com 2.485,19 m² e prazo de construção de um ano, o novo espaço contará com 42 leitos para quimioterapia e 14 consultórios para atendimento especializado. “Com esse recurso, o novo ambulatório permitirá mais que dobrar os atendimentos oncológicos, beneficiando toda a região dos Campos Gerais. Isso reduz a necessidade de transferências para Curitiba, Campo Largo ou Campina Grande do Sul, trazendo o tratamento para mais perto de Ponta Grossa”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que assinou a autorização.

“Nosso compromisso é seguir investindo, ampliando a capacidade de quimioterapia, cirurgias e, futuramente, leitos de internação, sempre com foco na solidariedade e no cuidado com quem enfrenta o câncer”, complementou.

Atualmente, a Santa Casa realiza cerca de 1,6 mil consultas mensais na área de oncologia. Com a nova estrutura, a capacidade será ampliada para 7,2 mil consultas e 2,1 mil procedimentos por mês, atendendo de forma mais ampla e eficiente à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, também ressaltou a importância do projeto para o município. “Essa obra representa um salto gigantesco para a saúde da nossa população. O novo ambulatório trará mais dignidade e esperança aos pacientes que enfrentam a luta contra o câncer, além de fortalecer o papel de Ponta Grossa como referência em saúde na região”, afirmou.

“É uma emoção muito grande pois sabemos que esses recursos serão convertidos para quem mais precisa. A luta contra o câncer é algo que une a todos nós e esse apoio do Estado é fundamental para que possamos seguir salvando vidas”, acrescentou o provedor da Santa Casa de Ponta Grossa, Juarez Antônio Carvalho.

SANTA CASA – Reconhecida como uma das principais instituições de saúde da região, a Santa Casa de Ponta Grossa já conta com serviços de alta complexidade, como neurocirurgias, cirurgias cardíacas e oncologia, além de um amplo conjunto de especialidades médicas e serviços diagnósticos. São mil funcionários, sendo 400 médicos especialistas que atuam em áreas como terapia renal, cardiologia e diagnóstico por imagem.

A unidade também é referência no atendimento a gestantes de alto risco e oferece suporte em procedimentos complexos, como quimioterapia, radioterapia e hemodiálise. Os serviços são contratualizados com a Sesa por meio do programa Hospsus e do Plano Operativo Assistencial (POA).

PRESENÇAS – Também participaram do evento o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; os deputados estaduais Moacyr Fadel e Márcia Huçulack; o diretor-geral da Sesa, César Neves, além de representantes políticos e lideranças locais.

Com informações da AEN