Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025

‘Cursinho da Imaculada’ de PG recebe reconhecimento do Vaticano: “É gratificante e renovador para nós”, diz coordenador

2023-06-27 às 11:11

O Grupo de Estudos Pré-Vestibular Imaculada Conceição, o ‘Cursinho da Imaculada’, projeto social que oferece aulas preparatórias para o vestibular em Ponta Grossa há 16 anos, recebeu uma carta especial vinda diretamente do Vaticano. O texto é assinado pelo Monsenhor Roberto Campisi, um dos representantes do Papa Francisco.

Rodrigo Milleo, coordenador do ‘Cursinho da Imaculada’, conta que enviou uma carta ao Vaticano em abril, com o intuito de contar ao Papa sobre o projeto que é realizado na Paróquia e aberto a toda comunidade, independente da religião. “Para minha surpresa, na sexta-feira chegou essa carta com essa resposta de um dos representantes do Papa, citando o projeto, os voluntários, com algumas citações tão importantes com relação ao trabalho e à vida social. É inexplicável você receber uma correspondência dessas, porque você não imagina a dimensão que isso pode ter”, reflete.

Para Milleo, este é um reconhecimento para todos que estão envolvidos no projeto. “Enaltece o trabalho e o voluntariado e não falo só por mim, falo por tudo mundo: pelos voluntários, que estamos chegando a 100 nesse ano, cada um faz uma parte, cada um dá um pouco de si, do seu tempo, conhecimento, e juntos a gente faz essa estrutura funcionar. Não é um reconhecimento para mim, é para toda essa galera, para a paróquia, para o Cursinho, professores, alunos e para a cidade”, diz.

Embora não sejam poucas as dificuldades enfrentadas pelo projeto, especialmente nos últimos dois anos, Rodrigo destaca que a carta do Vaticano o deixou ainda mais motivado a seguir dar continuidade ao tradicional Cursinho da cidade. “É gratificante e renovador para nós, porque pensamos às vezes em parar. O Cursinho está há dois anos passando por dificuldades, a gente pensa em parar, que já deu o tempo, mas isso faz com que a gente reveja e repense isso, que podemos continuar um pouco mais, que podemos correr atrás, que ainda somos valorizados, é um projeto tão grandioso”, afirma.

A carta

Foto da carta enviada pelo Vaticano. Foto: Reprodução

Na carta, Monsenhor Roberto Campisi recorda uma fala do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 27 de julho de 2013, quando citou um pensamento de Madre Teresa de Calcutá: “Mas por onde começar? – Por ti e por mim”. “Hoje eu roubo a palavra de Madre Teresa e digo também a você: Começamos? Por onde? Por ti e por mim! Cada um, em silêncio, se interrogue: se devo começar por mim, por onde começo? Cada um abra o seu coração, para que Jesus lhe diga por onde começar”, diz um trecho da fala do Papa.

“Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se incendiará de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado. É isso que o Santo Padre lhe deseja e a quantos estão por bem em seu caminho, principalmente aos voluntários e a todos os que se beneficiam da iniciativa do Grupo de Estudos Pré-Vestibular Imaculada Conceição”, completa Monsenhor Roberto Campisi.

O cursinho 

O Grupo de Estudos Pré-Vestibular Imaculada Conceição é um projeto social com 16 anos de atuação em Ponta Grossa, que acontece na Paróquia Imaculada Conceição, em Uvaranas. O projeto atende aproximadamente 300 alunos atualmente e conta com quase 100 voluntários de diversas áreas. Porém, nos últimos dois anos, o projeto está passando por dificuldades financeiras.

“A igreja abre as portas, mas a gente mantém o projeto. Embora a Igreja arque com boa parte de custos que a gente teria com luz, água, a gente mantém o projeto em si, com materiais, tudo por nossa conta, com nossas ações que fazemos”, conta Rodrigo.

Embora recebam muitas doações de livros, Rodrigo explica que o projeto também aceita doações de artigos para bazar, material escolar, material de limpeza e higiene. “Tudo o que a comunidade tem interesse de ajudar, transformamos tudo em uso, seja para uso do cursinho, seja para fazer venda no bazar, ou para ajudar outra instituição, porque a gente recebe muito material. Por exemplo, quando tem excesso de algum material, a gente acaba passando para outra instituição”, diz. “É um trabalho de formiguinha, de ajuda mútua, a gente recebe, mas a gente também repassa e esperamos que isso funcione dessa maneira sempre”, conclui.

O Cursinho da Imaculada aceita voluntários para atuação em diversas áreas, desde professores até a área administrativa e demais setores de apoio. Para saber mais, basta entrar em contato no telefone: (42) 99931-6827.