Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (30), o diretor geral da Lions Startups, Andre Paixão, falou sobre o curso gratuito oferecido pela empresa, que visa qualificar os jovens para o mercado de trabalho. A iniciativa é uma oportunidade para qualificação profissional na área de tecnologia da informação.
Andre explica que a Lions está abrindo uma incubadora de startups na região de Uvaranas, em Ponta Grossa. “É um espaço que a gente modela o escritório central do Google, é uma incubadora que visa auxiliar e dar toda a estrutura para empresas principalmente que tenham algum cunho tecnológico. É uma iniciativa privada, pertence ao Oséias Gomes, um visionário que aposta muito aqui na cidade”, comenta.
Como a matéria-prima das incubadoras é o próprio desenvolvedor e operador de programação, a Lions estruturou o curso e investiu cerca de R$ 500 mil, com dinheiro exclusivamente da iniciativa privada, que tem o objetivo de preparar os jovens para este mercado de trabalho da TI. “O Google For Startups e tantos outros levantamentos constatam que em 2025 nós vamos ter um déficit só no Brasil de 530 mil profissionais de TI. Quando falamos para a população prestar atenção nisso é porque é algo que precisa ser reparado”, diz.
O ‘Lions Dev’ é um programa de capacitação destinado a jovens entre 16 e 30 anos e um dos diferenciais é que as aulas são todas presenciais em um laboratório totalmente novo e equipado. Serão quatro horas de aula por dia, de segunda a quinta, com uma carga horária de quase 500 horas ao todo. “A pessoa vai aprender tudo sobre programação, não só a parte técnica, é toda baseada em resolução de problemas, aulas práticas, mão na massa. Entre seis e oito meses é o período do curso”, acrescenta.
Durante o curso, é possível que o aluno já seja contratado pela Lions, conforme explica o diretor. “Não tem sentido fazer esse investimento todo se for abrir para o mercado de trabalho. Eu quero absorver essa pessoa para o mercado de trabalho. A matéria-prima de qualquer startup é a base tecnológica, eu estou formando a mão de obra e o talento que a gente vai precisar”, completa Andre.
Processo seletivo
Os interessados no curso gratuito de tecnologia e informação passarão por um processo seletivo que vai avaliar as competências e conhecimentos prévios de cada candidato, condição social e financeira. Ao final, serão 170 pessoas escolhidas para usufruir do curso.
“Nossa intenção é formar essas pessoas não para elas fazerem o que nós mandamos, não se trata disso, queremos dar um protagonismo, uma liderança em tecnologia para esses jovens. Vamos ensinar empreendedorismo, pró-atividade, iniciativa, queremos ensinar pessoas a crescerem profissionalmente. Esse processo seletivo é voltado para quem tem menos oportunidade na sociedade. E a média salarial de um profissional junior de programação é na faixa de R$ 5 mil. É uma oportundiade que a pessoa não pode deixar passar”, finaliza Andre Paixão.
A inscrição é gratuita e segue até o dia 17 de fevereiro. Para se inscrever, basta acessar o site: lionsdev.com.br
Serviço
– CURSO LIVRE de LIDERANÇA E TECNOLOGIA LionsDev:
Carga horária: 474h;
Modalidade: Presencial;
Períodos e Horários: Manhã (8h as 12h); Tarde (13h45 as 17h45) e Noite (18h as 21h30)
Local: Av. Euzébio de Queiroz, 1090 – Uvaranas – Ponta Grossa/PR.
Confira a entrevista completa: