Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Dayane Machado destaca os benefícios da psicoterapia de casal

2024-02-29 às 15:39

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (29), a psicóloga, Dayane Nowakowski Machado, comentou sobre psicoterapia de casal.

Terapia de casal

Muitos casais acabam esfriando a relação com a rotina e obstáculos que aparecem para a relação durante o dia a dia. A psicoterapia de casal tem como objetivo auxiliar o casal a encontrar a melhor solução para os problemas que estão atrapalhando o convívio e a boa relação.

“A aceitação do serviço de psicoterapia de casal tem crescido de forma bastante significativa, principalmente após o período da pandemia em que os casais conviveram em um local mais limitado e as adversidades e os conflitos cresceram”, ressalta a psicóloga.

Falta de diálogo de qualidade

Dayane pontua que a falta de diálogo de qualidade é um dos principais problemas que observa durante a terapia de casal. “Aquele diálogo assertivo, transparente e vulnerável em que a pessoa consegue dizer o que realmente está sentindo [faz falta na maioria das relações]”, explica.

A forma como se diz o que não gosta naquela relação também é muito importante para a construção desse diálogo, segundo a psicóloga. “Você pode falar de uma forma em que coloca o seu parceiro na ‘cadeira do errado’, ou falar de que forma o parceiro pode contribuir para que você se sinta melhor. Então existe uma diferença muito grande na abordagem e reciprocidade de como ambos podem contribuir para o bem-estar do casal”, pondera.

Lugar de conexão entre o casal

Ela afirma que em muitos casos os companheiros não conseguem se escutar e isso acaba causando um desgaste grande na relação. “Parece que são dois monólogos, então a função do psicoterapeuta é justamente criar esse lugar de conexão entre os dois novamente. Em alguns casos nós conseguimos recuperar essa conexão, mas em alguns casos ambos entendem que cada um seguirá o seu objetivo e caminho de forma independente”, assegura.

A mediação dos conflitos se faz presente durante a psicoterapia focada em detalhes que estão passando despercebidos pelo casal, segundo Dayane. “Nós buscamos elucidar para o casal a maneira distorcida que um está pensando sobre o outro e evitar as generalizações. Um exemplo é quando um deles diz ‘você nunca me ajuda’ ou ‘você nunca faz o que eu peço'”, explica.

A psicóloga aponta que esse tipo de fala faz com que quem está escutando fique na defensiva. “Quando você ouve isso, imediatamente se defende e cria um bloqueio, fazendo com que não escute com empatia aquilo que o outro está falando. Além disso, os rótulos também são muito prejudiciais e limitam o potencial do outro, fazendo com que cresça o mal-estar entre o casal”, ressalta. “Essa é uma grande bola de neve que vamos dissolvendo aos poucos com a psicoterapia”, acrescenta.

Importância do diálogo

Dayane pondera que muitos casais fogem das famosas DRs (discussão de relacionamento) e coisas pequenas vão se acumulando e virando uma bola de neve, que atrapalha o bem-estar do casal. “A sujeira vai ficando embaixo do tapete, então os pequenos problemas, que poderiam ser resolvidos com diálogo, vão se tornando algo maior”, afirma.

Cada pessoa possui a sua bagagem e isso influencia nos traumas e características que ela possui, segundo a psicóloga. “Nós falamos que cada pessoa carrega uma mochila e nessa mochila está tudo aquilo que ela viveu até ali. O desafio de juntar essas duas bagagens é desafiador para o casal e deve ser construído através do diálogo”, finaliza.

Serviço

Dayane Nowakowski Machado atende na R. Dr. Penteado de Almeida, 60 – Centro; e o telefone para contato é: (42) 9 9937-2297.

Você também pode acompanhar e conferir os conteúdos da psicóloga através do instagram.

Confira a entrevista completa: