Terça-feira, 01 de Outubro de 2024

Declaração do Imposto de Renda de 2024 deve ser feita até sexta-feira (31)

2024-05-28 às 14:15

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (28), o delegado da Receita Federal, Demétrius Soares, comentou sobre a última semana de entrega da declaração do Imposto de Renda de 2024.

Imposto de Renda de 2024

O prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2024 começou no dia 15 de março e vai até esta sexta-feira (31). A Receita Federal divulgou no dia 06 de março as regras para a declaração do IRPF, com ano-base 2023. A expectativa da Receita é de receber 43 milhões de declarações. Em 2023, foram recebidas 41.151.515 declarações.

O programa gerador da declaração do Imposto de Renda no computador está disponível para download desde o dia 20 de fevereiro na página da Receita na internet. Quem optar por dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, poderá baixar o aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’ nas lojas Google Play, para o sistema operacional Android, e App Store, para o sistema operacional iOS.

O delegado pontua que 88% das declarações já foram entregues no Brasil. “Em regra geral, as pessoas que apuram restituição na sua declaração de imposto de renda entregam com antecedência para que a recebam primeiramente, enquanto as pessoas que estão apurando para pagar o imposto começam a fazer a declaração de modo mais tardio”, explica. “A declaração acontece até sexta-feira e a expectativa é de que a Receita Federal alcance 43 milhões de declarações entregues”, complementa.

Declaração pré-preenchida

Demétrius pontua que a principal mudança que a Receita Federal vem tentando implementar é no sentido de o contribuinte utilizar a declaração pré-preenchida. Fazendo essa opção você inicia com diversos campos já preenchidos. As informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.

“Nós observamos que as pessoas têm se familiarizado melhor com os programas, por conta do aprimoramento dos sistemas da Receita Federal. O próprio fato de identificarmos um aumento da entrega da declaração por meio dos dispositivos móveis é um indicativo de que a população tem se familiarizado com esses dispositivos”, ressalta Demétrius.

Serviço

A sede da Receita Federal em Ponta Grossa se localiza na Av. Visc. de Taunay, 1051 – Ronda; e o telefone para contato é: (42) 9 9151-2933.

Confira a entrevista completa: