Após os relatos de tremores de terra em diversas regiões de Ponta Grossa e cidades vizinhas nesta sexta-feira (15), a equipe do D’Ponta News procurou a Defesa Civil do Paraná para obter um posicionamento oficial. Segundo resposta enviada à redação, o órgão informou que aguarda os dados técnicos da Rede Sismográfica Brasileira para apenas então confirmar ou descartar oficialmente a ocorrência de um abalo sísmico na região.
A demora no posicionamento ocorre porque cabe à Rede Sismográfica Brasileira analisar registros das estações espalhadas pelo estado antes de divulgar resultados finais para as autoridades locais. Pela manhã, estações nacionais chegaram a captar um sismo de baixa magnitude no Paraná, mas ainda não há esclarecimento sobre relação direta com o tremor sentido pelos moradores de bairros como Uvaranas, Vila Marina, Jardim Carvalho e outros.
Enquanto não há confirmação oficial, a Defesa Civil reforça que informações sobre tremores só são divulgadas após análise criteriosa das equipes técnicas, visando evitar alarme ou propagação de informações equivocadas.