Pelo menos 16 funcionários das Casas Bahia em Ponta Grossa, localizada na avenida Vicente Machado, região central da cidade, foram surpreendidos com demissões em massa ocorridas nesta segunda-feira (28). Segundo relatos, os trabalhadores foram recebidos por seguranças na manhã do dia 28 e, em seguida, informados sobre o desligamento.
A presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, Osenir Izabel da Luz Molleta, confirmou o episódio em entrevista exclusiva ao D’Ponta News, informando que o setor jurídico do sindicato já encaminhou um ofício à empresa para obter esclarecimentos. “Hoje pela manhã teve um grupo de funcionários que veio até aqui para pedir auxilio. Vale destacar que estamos dando todo o suporte para esses funcionários; eles agora devem analisar questões trabalhistas e de pagamento”, afirmou a presidente.
A reportagem procurou a direção das Casas Bahia para comentar o caso, mas até o momento não obteve resposta. Ainda não se sabe se a demissão ocorreu por justa causa, ou se foi um decisão da diretoria da empresa; informação que deve ser repassada ainda na sequência.
O episódio local reflete um movimento nacional de reestruturação nas Casas Bahia, que enfrenta uma grave crise financeira. Em 2023, a empresa fechou 55 lojas e demitiu cerca de 8 mil funcionários diretos, além de terceirizados, como parte de um plano para cortar gastos e tentar reverter prejuízos bilionários. O grupo, que também controla marcas como Ponto e Extra.com.br, anunciou recentemente a intenção de fechar até 100 lojas e promover novas demissões em todo o país.