Domingo, 29 de Setembro de 2024

Dermatologista de PG explica como funciona o procedimento de peeling

2024-06-13 às 14:45

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (13), a médica dermatologista, Dra. Camila Martins Lopes, comentou sobre procedimentos estéticos e cuidados com a pele no inverno.

A dermatologia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos.

Peeling de fenol

peeling de fenol é um procedimento autorizado no país que vem gerando uma grande repercussão devido à morte de um jovem de 27 anos, em São Paulo, decorrente de complicações geradas pelo procedimento em que a dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazê-lo. Uma paciente, em Curitiba, também mobilizou as redes após sofrer queimaduras de segundo e terceiro grau após o procedimento.

Ele é indicado para tratar envelhecimento facial severo, caracterizado por rugas profundas e textura da pele consideravelmente comprometida, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A técnica, executada de forma correta e seguindo as orientações, traz resultados na produção de colágeno e redução significativa de rugas e manchas, conforme a entidade. A sociedade médica considera o procedimento invasivo e agressivo, por isso a realização em toda a face demanda extrema cautela.

A Dra. Camila pontua que esses tratamentos estéticos vêm ganhando destaque no país e que o Brasil é um dos países que mais consome esse tipo de tratamento. “Houve uma expansão desses procedimentos e outros profissionais, além dos médicos dermatologistas que são os principais especialistas dessa área, como os cirurgiões plásticos e profissionais de outras áreas, começaram a assumir esse papel nesses procedimentos”, assegura. “Como em todos os procedimentos, sempre existe a possibilidade de dar certo ou errado. Infelizmente quando algo dá errado, acarreta nesses problemas que aconteceram”, pondera.

Ela afirma que quando o especialista se propõe a fazer algum procedimento, ele precisa estar preparado para as possíveis complicações. “Você precisa estar preparado tanto para o tratamento, quanto para o suporte que dará ao paciente. Mesmo você fazendo o procedimento da forma correta, existem alguns problemas que são inerentes a ele e podem acontecer”, ressalta. “O importante é você estar preparado para assistir o paciente nessa hora”, complementa.

Objetivo do peeling

A dermatologista explica que os peelings mais conhecidos são os químicos. “Nós passamos uma substância na pele e ela vai agir descamando-a para uma renovação celular. Dentro do mundo dos peelings existem várias classificações determinando se ele é superficial, médio ou profundo. Isso determina até que ponto da pele aquele peeling vai agir”, destaca.

“Então existem peelings que farão uma renovação celular mais voltada para uma melhora da superfície, luminosidade e que rugas finas até desaparecem; enquanto peelings médios agirão em rugas mais profundas e estabelecidas, além da questão de coloração; e os peelings mais profundos que possuem uma indicação mais específica e se deve saber para quem indicar, porque não são todos os pacientes que podem realizar esse procedimento”, finaliza.

Serviço

A Dra. Camila Martins Lopes atende na Clínica O1 Saúde, na R. Padre Ildefons, 475 – Centro, em Ponta Grossa; e o telefone para contato é: (42) 3122-9600. A dermatologista também atende na CliniCastro Especialidades e Odontologia, na Av. Pref. Ronie Cardoso, 635 – Jardim das Araucarias, em Castro; e o telefone para contato é: (42) 3125-5050.

CRM 36672

RQE 28670

Acompanhe a especialista também no instagram.

Confira a entrevista completa: