O desembargador José Sebastião Fagundes Cunha recebeu o título de cidadão benemérito e honorário do Paraná em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), nesta quarta-feira (24).
Natural de Águas de Lindóia (SP), Cunha exerceu o cargo de Delegado de Polícia do Paraná, professor do curso de Direito da UEPG, e no ano de 1986 ingressou na magistratura por meio de concurso público para juiz substituto, desempenhando suas funções nos municípios de Guarapuava e Castro. Em 1988, foi nomeado juiz de Direito titular da comarca de Salto do Lontra, vindo a atuar posteriormente em Maringá e finalmente em Ponta Grossa. É fundador da Fundação Cultural e Educacional CESCAGE, renomada instituição de ensino superior do município.
“Fui o primeiro delegado de carreira do município de Imbituva, fiz uma revolução lá, em 90 dias instaurei mais de 500 inquéritos, passei a ser odiado e depois não queriam mais que eu fosse embora porque compreenderam o que eu estava fazendo”, relembra.
Dr. Cunha ainda completa. “Se de certa forma eu recebo como reconhecimento do trabalho, é um trabalho que foi o Paraná e Ponta Grossa que me deram a oportunidade de realizar”, diz. “No fundo nós somos uma grande família, eu tenho certeza que o Cescage influenciou a vida de muitos dos senhores, são mais de 100 mil atendimentos gratuitos só em Odontologia. Por anos a prefeitura não tinha piscina aquecida, nós fizemos todo o atendimento de fisioterapia. Eu quero dizer que tudo o que fiz foi um privilégio que o Paraná me concedeu a oportunidade de fazer”, conclui.
Perfil de José Sebastião Fagundes Cunha
José Sebastião Fagundes Cunha, nasceu em Águas de Lindóia, no dia 19 de setembro de 1957. Formou-se em Direito pela faculdade de Direito do Sul de Minas, em 1980.
Ao chegar em nosso Estado, exerceu o cargo de Delegado de Polícia, Professor do Curso de Direito da UEPG, e no ano de 1986, ingressou na magistratura por meio de concurso público para juiz substituto, desempenhando suas funções nos municípios de Guarapuava e Castro. Em 1988, foi nomeado juiz de Direito titular da comarca de Salto do Lontra, vindo a atuar posteriormente em Maringá e finalmente em Ponta Grossa.
Em 2006, passou a exercer o cargo de juiz de Direito Substituto em segundo grau, alcançando o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça em 2010.
O Desembargador Cunha é autor de inúmeros projetos, não só nas ciências jurídicas, mas nos campos da filosofia e pedagogia, área na qual fundou a Fundação Cultural e Educacional CESCAGE, renomada instituição de ensino superior de nossa cidade.
De fato, foram diversas as realizações na promoção da Educação e da Literatura especializada, além de sua brilhante atuação profissional. Também, é Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná; Pós-doutoramento pela Universidade de Coimbra – Centro de Estudos Sociais.