Antes de viajar para Minas Gerais, achava que era um exagero essa “história” que o melhor pão de queijo era de lá, afinal, é comum a gente encontrar o pão de queijo em qualquer padaria ou comércio de alimentos. Até eu me relacionar com um mineiro, viajar e conviver com a família dele na cidade de Alpinópolis, sul de Minas Gerais, e crer com o estômago e com meus próprios olhos que essa conversa era a mais pura verdade. Sim, não tem pão de queijo como os de Minas Gerais mesmo. Os mineiros tem uma relação com essa comida que é no mínimo diferente pra gente aqui do Paraná. Comemos ele com café. Por lá, é no almoço, na janta, no Natal, nos aniversários, em qualquer data comemorativa em geral e até no churrasco (o que eu acho um absurdo).
Mas a história da criação do pão de queijo é em Minas Gerais mesmo. No século XVIII (Brasil ainda colônia), havia escassez de farinha no estado e estava difícil preparar pão. Mas havia mandioca em abundância na região, e um mineiro resolveu misturar essa mandioca com queijo, produto que também tinha em fartura no local. A massa criada com mandioca e recheio com queijo era leve e saborosa, assim, o pão de queijo foi criado e popularizado rapidamente em Minas Gerais sendo vendido em feiras e ganhando com o tempo novas receitas até chegar no alimento que comemos hoje.
O pão de queijo mineiro é um ícone da gastronomia brasileira e representa uma das riquezas e tradição culinária do estado de Minas Gerais que conquistou paladares no Brasil todo.
Em Ponta Grossa encontramos muita variação de massa, tipo de queijos e recheios usados, assim, listei cinco lugares onde você não vai se arrepender de encontrar um pão de queijo bem gostoso.
Tozetto – Vila Estrela, Oficinas, Jardim Carvalho, Nova Rússia e Uvaranas
Posto Guapo – Avenida Monteiro Lobato, 3100
Requinte – Rua Dr. Francisco Burzio, 785
Belle Pane – Rua Joaquim de Paula Xavier, 689
Mais 1 Café – Rua Dr. Colares, 174/Rua Augusto Ribas, 735/Rua Balduíno Taques, 876/Avenida Bonifácio Vilela, 505