Sábado, 13 de Julho de 2024

Dia Nacional do Café: Conheça a empresa de PG que está inovando o modo de apreciar a bebida

2023-05-24 às 15:24

Poucos produtos foram tão importantes economicamente e historicamente para o Brasil quanto o café, e os resultados da relevância do grão são notados até hoje. Segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o mundo produziu, entre outubro de 2021 e setembro de 2022, 170,83 milhões de sacas de 60 quilos e consumiu 164,9 milhões. O Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. A relação do brasileiro com o café é tão grande que o grão tem um dia em sua homenagem, celebrado em 24 de maio.

A influência é tão grande que já rendeu memes, homenagens através de músicas de Frank Sinatra, Jorge Ben Jor e Bob Dylan, além de filmes como “Sobre cafés e cigarros” e o documentário “A film about coffee”. Até mesmo o ato de acordar, preparar, sentir o aroma e tomar o café já é uma ação que está no imaginário popular brasileiro.

Em Ponta Grossa, uma família apaixonada pelo produto acabou tornando a paixão em seu viver através do Tavo Clube Café, um clube de assinatura no qual os clientes recebem todo mês um café nacional selecionado através de um minucioso processo. A ideia, de acordo com a gestora Elisabete Gamba, surgiu ao notar que desfrutar a bebida é um momento sublime, e se os grãos forem especiais o ato se torna ainda mais memorável. “Um excelente café é iniciar vínculos”, classifica.

Para ampliar a gama de momentos que podem se tornar inesquecíveis, a empresa aposta em diversas opções para agradar os mais variados paladares. “Alguns são frutados, outros mais ácidos, encorpados ou com finalizações tão marcantes que permanecem em nossa memória, deixando-nos sempre com a sensação de querer mais. Foi essa diversidade que nos motivou a criar o Tavo Clube Café, com o objetivo de disponibilizar aos apreciadores de um bom café o que há de melhor”, conta Gamba.

A paixão pelo grão, no entanto, não é recente e suas raízes remontam ao passado da família. “Sempre quisemos trabalhar com o café, fruto da história e inspiração de nossa família de origem italiana. Antigamente, trabalharam com o cultivo do café no norte do Paraná, na cidade de Joaquim Távora. Nosso pai, imigrante da Itália, de uma cidadezinha chamada Tavo de Vigodarzere, daí veio a inspiração para o nome Tavo, de ‘Távora e Tavo’, assim unimos a história de nossa família com esse amor que o italiano e o brasileiro tem pelo café”, relata.

Como funciona?

O Tavo Café Clube possui cinco planos de assinatura: Degustador, Moderado, Cafeinado, Especial Tavo 500+250 e Especial Tavo 1000+250. “Cada um tem um propósito diferente que atende diferentes perfis de consumo. Os planos Especial Tavo são para quem procura mesclar café de qualidade para o dia a dia com valor mais acessível, sem deixar de degustar o café do mês em momentos especiais com a família e amigos, por exemplo. No Tavo Clube Café, também oferecemos um café que certamente deixará um gostinho de ‘quero mais’ na memória, e o melhor de tudo é que pode ser desfrutado repetidamente”, aponta Gamba.

Os assinantes a cada mês recebem um café diferente, escolhido através de uma meticulosa curadoria realizada pela empresa. “Selecionamos somente aqueles que receberam pontuação acima de 84 pontos pela SCA (Specialty Coffee Association), ou seja, são produtores de destaque internacional. Esses cafés recebem cuidados especiais durante o cultivo e secagem, destacando a secagem natural, por fermentação, ou ‘black honey’, que envolve a remoção parcial da polpa do café”, conta a gestora. A SCA é uma organização global que classifica cafés do mundo todo, sendo responsável por avaliar protocolos para preparo dos cafés e é uma das maiores autoridades do mundo no setor

Para aqueles que se apaixonarem por um sabor específico, o Tavo ainda fornece, através de um QR Code localizado na embalagem do produto, informações sobre o produto, permitindo dessa maneira que o cliente conheça detalhadamente o que está consumindo.

Universo de aromas e sabores

Elisabete conta que existe uma grande diferença entre um café tradicional e o selecionado pelo Tavo. “Muitas vezes esse café é colhido e processado de forma grotesca, com restos de galhos, pedras e folhas junto aos grãos – muitas vezes com defeitos – por isso o café do mercado geralmente é bem torrado, escuro, assim a indústria consegue manter um café ‘padrão’ com esse gosto bem amargo, tornando impossível de tomá-lo sem açúcar ou leite. Crescemos pensando que isso é normal, porém basta viajar um pouco ou provar cafés especiais para entender que café não tem nada a ver com isso. É um universo cheio de aromas, sabores e histórias para se explorar”, explica.

Hoje, o sucesso do clube se estende para além do território nacional, graças a qualidade dos produtos oferecidos. “Temos clientes em todas as regiões do Brasil, a maioria está concentrada na região sul-sudeste. Porém, temos também clientes no norte e nordeste também que são grandes apreciadores do café especial, inclusive um cliente no Acre! Para nós isso é fantástico e enche nossos corações de alegria! Estamos conseguindo espalhar o café especial pelo país! Já enviamos remessas personalizadas de café para Argentina, Peru, Canadá, Itália, Bélgica e Portugal! Incrível que o pessoal sempre nos manda fotos dos cafés passeando por aí. Parece que nossa missão não está apenas no Brasil”, pontua Elisabete.

Um dos registros mais interessantes foi o de julho de 2022, quando o prefeito da cidade Tavo di Vigodarzere, terra natal dos responsáveis pelo Tavo Clube Café, Adolfo Zordan, recebeu o produto. O momento acabou rendendo uma publicação no Instagram e em uma revista italiana. Confira abaixo:

A empresa também atende diversos empreendimentos do Paraná. “Temos feedbacks muito positivos sobre a qualidade do café que entregamos e também com o atendimento humanizado que proporcionamos, sempre cuidado com o frescor e ensinando os clientes as melhores práticas para aproveitar ao máximo um café especial”, finaliza Gamba.

Os interessados podem acessar diretamente o site do Tavo Café e conhecer os planos. É também possível acompanhar a marca pelo Instagram ou Facebook.