Diáconos da Diocese de PG participam de retiro anual | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Diáconos da Diocese de PG participam de retiro anual

2023-10-23 às 13:35
Foto: Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes

O último final de semana foi tempo de reflexão para os diáconos permanentes da Diocese de Ponta Grossa. Nos dias 20, 21 e 22, no Centro de Formação Passionista, em Ponta Grossa, durante o retiro anual, 100 dos 124 diáconos refletiram sobre ‘Diácono, família e vocação. A assessoria espiritual ficou por conta do padre Hélio Guimarães, que levou os participantes a meditar a respeito da dupla sacramentalidade: matrimônio e ordem, “tomando consciência da importância de ser sinal de Deus e de levar a boa nova de Jesus Cristo nos ambientes próprios do diácono enquanto homem do mundo do trabalho, envolvido com as questões seculares e inserido de fato a vida cotidiana das comunidades onde vivem”, resumiu o presidente da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes, diácono Agostinho Basso.

“O tema abordado nos levou a uma trajetória desde a missão de Moisés, na condução do povo deserto a dentro, passando pela família de Nazaré, naquele pequeno vilarejo com seus encantos e desafios diários da época. Visitamos também os discípulos de Emaús, que caminhavam com o mestre Jesus e aprenderam a reconhecê-lo, no partir do pão, e, fechamos com o diácono Filipe, parando, conversando, ouvindo, anunciando e auxiliando na conversão do eunuco. Foram momentos de profunda reflexão e discernimento da caminhada e vocação do diácono para o momento atual da nossa Igreja local, na Diocese, bem como rumo à uma Igreja de fato sinodal”, acrescentou Basso.

Segundo o diácono, o momento de alegria foi o da visita do bispo Dom Sergio Arthur Braschi. “Esteve conosco, dirigindo algumas palavras de carinho e de incentivo aos diáconos. Agradeci a ele por todo o apoio, dedicação, incentivo e, principalmente, por ter dado continuidade e acreditado na implantação do diaconato na Diocese de Ponta Grossa, pois durante esses 20 anos de episcopado Dom Sergio ordenou mais de 100 diáconos permanentes na diocese, fazendo com que nossa diocese esteja entre as três dioceses do Paraná com o maior número de diáconos permanentes”, enalteceu o presidente da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes.

O assessor do retiro anual dos diáconos este ano, padre Hélio, é reitor do Seminário Menor Mãe de Deus, de Irati, e assumiu recentemente a coordenação da Pastoral Presbiteral.

da assessoria