Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Diocese de PG oferece momentos penitenciais durante a quaresma

2024-02-16 às 15:33
Foto: Pascom Paróquia Nossa Senhora de Fátima/PG

Pensando em caminhar juntos neste tempo de Quaresma, renovando os corações e buscando cada vez nos aproximar do amor e da misericórdia de Deus, as paróquias de toda a Diocese oferecem diferentes momentos penitenciais, sempre às sextas-feiras. Trata-se de uma oportunidade para se refletir sobre o significado do Sacrifício de Cristo e renovar o compromisso com a fé. Algumas igrejas terão missas penitenciais a partir das 5h30. Outras, celebrações diárias, às 6 horas, como forma de consagrar as primeiras horas do dia ao Senhor, nesse período quaresmal.

Na matriz da Paróquia São João Paulo II, no Bairro Contorno, a exemplo de 2023, está sendo realizada missa penitencial com Laudes, às 5h30. Neste ano, não haverá o Cerco de Jericó, durante a Quaresma. “O Cerco será dos dias 31 de março a 6 de abril, dias da oitava de Páscoa. Serão sete dias de Adoração 24 horas e missa à noite. Vamos organizar ainda. Mas, vai terminar com a Festa da Divina Misericórdia”, comenta o pároco, padre Wagner Oliveira da Silva.

Também às 5h30, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Vila Estrela, acontece procissão de penitência, seguida de missa. Ainda, há Adoração às 14 horas e Via Sacra, às 19 horas. “Durante a Quaresma, a Via Sacra nos convida a seguir os passos de Jesus durante sua jornada até o calvário”, destaca o convite da paróquia.

Na Vila Cipa, os paroquianos da Nossa Senhora de Fátima se reuniram, a partir de hoje (16), para a primeira Via-Sacra, na igreja Matriz, às 5h30, com caminhada penitencial e missa. À noite, às 19h30, ocorrerá somente a Via Sacra. Na primeira sexta-feira do mês (neste caso, 1º de março), é celebrada missa do Sagrado Coração Jesus. Neste dia, a Via Sacra será realizada às 19 horas e a missa, às 19h30.  Na Paróquia São José/Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Via Sacra está ocorrendo às 6h30.

À tarde, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário celebra a Via Sacra às 17 horas, seguida de missa. Na Matriz da Paróquia Monte Claro, no Núcleo Santa Maria, a Via Sacra às 19 horas, e, na Senhor Bom Jesus, em Uvaranas, às 19h30.

Pela Diocese

Em Telêmaco Borba, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, por mais um ano, vai promover diariamente a ‘Caminhada da Penitência’, com início na próxima segunda-feira (19). A saída será no Templo de Adoração, às 6h30. Os penitentes percorrerão os arredores da Matriz.

Em Irati, na Paróquia São Miguel, a Via-Sacra terá início nessa sexta-feira (16), às 19 horas, com a condução, a cada sexta-feira, de uma pastoral.   Na Nossa Senhora da Luz, é celebrada missa penitencial, às 6 horas. Na São João Batista, a missa é às 6 horas e é celebrada ainda Via Sacra às 19h30.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, são dois os dias com atos penitenciais. Às quintas-feiras, a Via Sacra é às 14 horas, e, na sexta-feira, às 19h30.

Em Castro, na Matriz Sant’Ana está sendo celebrada Santa Missa às 6 horas. A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está unindo os fiéis em sua ‘Caminhada Penitencial’, seguida de missa e Via Sacra, às 5h30. Igualmente, na São Judas Tadeu, a caminhada e missa, são às 5h30, e, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, dos religiosos de Sion, todos os dias, o convite é para que sejam consagradas as primeiras horas do dia ao Senhor. Para isso, os paroquianos podem participar da Santa Missa, às 6h45, na Matriz. Às sextas-feiras, a celebração é às 6 horas.

Em Piraí do Sul, há uma ‘Caminhada Penitencial’ que ocorre às 6 horas, saindo em frente da Igreja Matriz da Paróquia Senhor Menino Deus até ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Em seguida é celebrada missa.

Em Reserva, na Paróquia Menino Jesus, será celebrada missa penitencial às 6 horas e Via-Sacra, às 19 horas, além de confissões em todas às quintas-feiras, das 9 às 17h30.

Em Ventania, o Terço da Penitência é rezado diariamente, até dia 29 de março, na Matriz, às 6 horas, com missa em seguida, às sextas-feiras. E, às quartas e sextas-feiras, também às 6 horas, é rezado o Terço na Capela Nossa Senhora Aparecida, no distrito do Novo Barro Preto, onde acontece ainda Via Sacra, às 19h30.

da assessoria