O bispo Dom Bruno Elizeu Versari conduziu sua primeira reunião do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (Condae), na manhã de sábado (30), no Seminário Diocesano São José. O encontro reuniu integrantes e coordenadores de pastorais, movimentos, associações e organismos católicos,e, nos moldes da reunião geral do clero da última quinta-feira (28), deu destaque à oração. Foi feita uma leitura orante sobre a passagem bíblica do encontro de Jesus com a samaritana, conduzida, na capela, pelo padre Hélio Guimarães, da Pastoral Presbiteral. Depois de refletir com as explicações de padre Hélio, os participantes fizeram algumas preces, em um momento de espiritualidade, que durou cerca de uma hora, com a presença do bispo e do padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora.
Depois da apresentação dos participantes, padre Joel comentou a respeito da estrutura do Conselho, que, segundo o coordenador, teria que incluir também os coordenadores dos oito Setores da Diocese. Tanto o formato como a metodologia de funcionamento do Conselho serão ainda analisados por Dom Bruno, informou padre Joel. O bispo agradeceu a disponibilidade de todos no serviço à Igreja. “Quando é a vocação que nos leva a fazer algo, é diferente. Não fazemos por impulso, não nos cansamos, não nos irrita, nada nos chateia…agimos pelo amor ao servir”, destacou, citando que a intenção era colocar os representantes a par dos detalhes programados para os dois jubileus, de 2025 e 2026. “Já conversamos com o clero, aliás, em uma reunião excepcional, muito boa mesmo! Precisamos, agora, que vocês entendam os pormenores e nos ajudem. Não vamos inventar nada do que já está previsto, em especial quanto ao Jubileu 2025”, explicou.
De acordo com Dom Bruno, o ano jubilar não terá ‘portas santas’, mas peregrinações e adorações. “Nós já fazemos isso no Domingo de Ramos, no Sábado Santo. Faremos ainda mais bonito. Serão colocadas reflexões sobre o Jubileu da Esperança, obras de misericórdia, missões populares, pensando também no centenário da Diocese”, afirmou o bispo. Detalhou então as visitas às famílias que serão feitas, já a partir do ano que vem, mostrando a capelinha que acompanhará os missionários que, além de conversar e rezar com as pessoas, farão um levantamento da situação familiar, quanto aos sacramentos. “Teremos os ‘catequistas do Jubileu'”, frisou. O bispo esclareceu as dúvidas práticas a respeito da programação.
Padre Joel lembrou que esses catequistas serão lideranças das comunidades e pessoas que hoje não participam ativamente da Igreja. “Os catequistas receberão uma formação especial, em cinco encontros, tendo como base o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos. Os encontros vão começar em fevereiro e irão até a Quaresma. A catequese das pessoas iniciará na Páscoa”, adiantou. A coordenadora diocesana de Animação Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento, contou que os encontros com os catequistas vão seguir um subsídio próprio, elaborado pelo grupo de reflexão da Diocese. Comentado ainda sobre a logomarca do centenário, as sugestões de lembranças a serem entregues às famílias e a produção das imagens que estarão nas capelinhas, elaboradas por senhoras da Paróquia Nossa Senhora do Pilar.
Deliberado por Dom Bruno que as reuniões do Condae seguirão acontecendo antes das datas das reuniões gerais do clero, durante a manhã toda. “Todas as dimensões da Igreja são importantes, em especial, para atender o pedido de sinodalidade feito pelo Papa Francisco. É preciso que caminhemos juntos. Vocês são muito importantes”, enalteceu o bispo.
O bispo informou que ainda não abriu a agenda de atendimentos e não tem previsão de iniciá-los. “Minha prioridade são os padres. Estou visitando cada um. Quero conhecer, entender o perfil, identificar seu carisma”, justificou.
Padre Joel fez uma rápida avaliação da Assembleia do Povo de Deus, ocorrida em Guarapuava, em setembro. “Foi muito boa a participação, a Diocese teve um papel de destaque. Só tenho a agradecer”, enfatizou.
Participaram também da reunião padre Kleber Pacheco (Setor Juventude), diáconos Luiz Freytag (Pastoral da Pessoa Idosa), Gilson Camilo da Silva (Caritas Diocesana), Mário Cequinel (Pastoral Social) e Paulo de Tarso (Comissão dos Diáconos), irmã Romilda Martins Nascimento (Ação Evangelizadora), Lídia Hoffmann Chaves (Casa do Divino), Alzira e Fabiano Padilha (Liga Católica), Suzana Slabicki (RCC), Rosângela Bittencourt Penkoski (Rosário Perpétuo), Roseni Marconato Pinto (Pastoral Familiar), José Meira (Vicentinos), Márcia Simões (Campanha da Fraternidade), irmã Hermelinda Ruschel (Comidi), Ana Cristina Oltramari Toledo (Oficina de Oração), Enizita Maria Homann e Marta Gonçalves (Legião de Maria), Iolanda Gonçalves (Instituto Secular), lvete Mazzure (Pascom), Ellen Cristina Sabú (Mães que Oram pelos Filhos), Sueli Aparecida Guimaraes (IAM), Marcos Aurélio Dias e Edson Maschio (Meces ), Claudimar Barbosa (Pastoral da Sobriedade), Roberto Mistrorigo Barbosa (Conselho do Laicato Nacional/Diocesano e Iniciativa das Religiões Unidas), Ademir Engee (Cursilho da Cristandade), Wagnilda Lúcia Minasi (Focolares), Carolina Stremel ( Comunidade Shalom), Abegail Tresbsk (Pastoral Carcerária), Mauro Andrade e Edel de Oliveira Andrade (EMM), Edilson Machado Gonçalves e Ronilce Moreira Bueno Gonçalves (ECC) e Josaurea Vloet e Osvaldo Katzenwadel (Equipes de Nossa Senhora).
O coordenador diocesano do Terços dos Homens, Juares Machado, veio para a reunião, mas passou mal e precisou procurar cuidados médicos. No fim da reunião, todos rezaram a oração de centenário da Diocese, orquestrados por Dom Bruno.
da assessoria