Domingo, 15 de Dezembro de 2024

Dom Bruno toma posse como sexto bispo diocesano de Ponta Grossa

2024-08-10 às 12:50
Foto: Diocese de Ponta Grossa/Redes Sociais

O sexto bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, foi empossado diante de uma Catedral lotada. Depois de receber o báculo de Dom Sergio Arthur Braschi e tomar posse da catedra do bispo, Dom Bruno foi considerado, oficialmente, o novo bispo. Os devotos da Senhora Sant’Ana e paroquianos de diferentes comunidades da Diocese de Ponta Grossa e também de Campo Mourão acompanharam esse importante momento, celebrado na catedral Sant’Anna, neste sábado (10) pela manhã.

A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo e concelebrada pelo administrador apostólico Dom Sergio Arthur Braschi, bispo emérito da Diocese de Ponta Grossa e pelos presbíteros, membros do Colégio de Consultores.

Dom Bruno Elizeu Versari nasceu no dia 30 de maio de 1959, na cidade de Cândido Mota (SP). Ainda na sua infância, a família migrou para o Paraná. No ano de 1980, marcado pelo testemunho de São João Paulo II, entrou no Seminário Propedêutico em Maringá. Estou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, entre os anos 1984 e 1987. Foi ordenado presbítero em 3 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta (PR).

No exercício do seu ministério presbiteral atuou como vigário; colaborou na formação dos seminaristas no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória, em Maringá; pároco; ecônomo arquidiocesano; vigário geral; membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros; e diretor da Rádio Colméia de Maringá.

Dom Bruno tem especialização em Educação Especial; pós-graduação em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá, e em Teologia Bíblica – Novo Testamento, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá.

No dia 19 de abril de 2017, foi nomeado bispo coadjutor da diocese de Campo Mourão. Recebeu a ordenação em 25 de junho do mesmo ano, tomando posse em 9 de julho de 2017. Meses depois, em 6 de dezembro de 2017, com a aceitação da renúncia de dom Francisco Javier ao governo pastoral de Campo Mourão, dom Bruno assumiu oficialmente a função de bispo diocesano.

Em 2019, foi escolhido pelo Conselho Permanente da CNBB membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. No período, colaborou na produção e revisão dos materiais produzidos pela Comissão, foi responsável pelo acompanhamento administrativo da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (Secren/CNPF) e aplicou na diocese o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio sendo ele mesmo o catequista de dois casais de noivos.

Durante a 60ª Assembleia Geral, realizada em abril de 2024, foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.

Desde sua criação, há 100 anos, a Diocese de Ponta Grossa já foi administrada por cinco bispos: Dom Antonio Mazarotto, o 1º bispo, de 1930 a 1965; Dom Geraldo Micheletto Pellanda, entre 1965 e 1991; Dom Murilo Sebastião de Ramos Krieger, de 1991 a 1997; Dom João Braz de Avis, de 1998 a 2002 e Dom Sergio Arthur Braschi, de 2003 a 2024.

Dom Sergio exerceu o terceiro episcopado mais longevo da história da Diocese de Ponta Grossa, com 21 anos como bispo. Dom Antonio Mazarotto teve o mais longo episcopado, durante 35 anos, até deixar o cargo e se tornar bispo emérito aos 75 anos. Ele foi sucedido por Dom Geraldo, que teve o segundo episcopado mais duradouro e exerceu a função por 26 anos, até sua morte, em 1991. Dom Antonio faleceu em 1980, aos 89 anos.

Dom Murilo é arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil e completará 81 anos em setembro.

Dom João Braz de Aviz se tornou cardeal em 2012, nomeado pelo Papa Bento XVI e hoje tem 77 anos.

Veja como a foi cerimônia de posse de Dom Bruno: