Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

D’P Gastronomia: Boteco da Visconde – Bar com sabor de casa

2024-01-06 às 15:20
Foto: Enaira Schoemberger

Ambiente familiar, decoração nostálgica e petiscos premiados garantem um (grande) espaço para o Boteco da Visconde no coração do ponta-grossense

por Edilson Kernicki

Clássicos do cardápio de porções, como o bolinho caipira, o escondidinho de carne seca e o medalhão caipira, conquistaram a fidelidade da clientela do Boteco da Visconde, bar localizado na rua Visconde de Sinimbu, no bairro São José, em Ponta Grossa. O nome homenageia o próprio endereço do local e foi a segunda opção do proprietário Lucas Klas, que cogitou denominá-lo São José.

Ao apostar em elementos nostálgicos na decoração, o Boteco da Visconde cativou a simpatia de famílias inteiras, que frequentam o local para apreciar petiscos que já foram premiados seguidas vezes no concurso “Comida de Boteco”. “Desde que abri o boteco, nossas porções são padrão. Se você comeu há 14 anos, o sabor será o mesmo até hoje. Produtos de qualidade são o chamariz. A nossa gastronomia de boteco é uma das mais elogiadas”, explica Klas, sobre o sucesso do empreendimento, que completa 14 anos em março do ano que vem.

O magnetismo exercido pela decoração saudosista ajuda a criar um ambiente que deixa o cliente à vontade e atrai a curiosidade dos mais novos. O salão principal remete aos bares e mercearias de antigamente, com destaque para um baleiro e uma balança analógica sobre o balcão. Para o proprietário, esse é um dos segredos do sucesso entre um público tão diverso. “Quando abri o bar, eu pensei nesse estilo, onde as pessoas remetiam ao seu tempo de infância quando entrassem aqui. É muito legal, hoje, ver os pais explicando aos filhos as antiguidades que temos aqui”, aponta.

Ambiente família

A familiaridade do bar não fica restrita à decoração. O ambiente, que recebe de crianças de colo a idosos, fecha sempre às 23h30, não tem música ao vivo, nem é um local barulhento ou tumultuado, em respeito à vizinhança. Atende bem tanto um encontro de amigos no “happy hour” quanto uma reunião familiar. A esse propósito, Klas define o boteco como um local para o jantar e não como uma prévia para a balada. “Quem frequenta aqui sabe que somos um lugar família. Temos até um espaço ‘kids’ para os pequenos. Mulheres trabalham como garçonete. Isso já mostra que o lugar é de respeito”, aponta.

Polo gastronômico

Até o surgimento do Boteco da Visconde, o São José não contava com opções boêmias e de gastronomia e, desde então, a região virou opção para quem quer fugir do Centro. O Boteco da Visconde ajudou a mudar o entorno e transformou o bairro em polo gastronômico, com opções em vários estilos. “Os bairros são lugares onde você consegue estacionar o seu carro sem problema. E a região é tranquila”, destaca.

Peça-chave

Para o futuro, Klas não projeta grandes mudanças para o Boteco da Visconde. “Só peço que continue como está. Não tenho do que reclamar e, sim, só agradecer a Deus por ter saúde e poder trabalhar para honrar os meus compromissos”, declara. “Dependemos de nossos colaboradores para nos ajudar em todos os processos do bar. Eles são a peça-chave para o negócio ir bem. Aos nossos clientes, obrigado por nos prestigiarem sempre. Sem vocês, não conseguiríamos nada. Desejo que o ano de 2024 seja repleto de conquistas e realizações. Feliz Ano Novo!”, conclui.

DP SERVIÇO
Boteco da Visconde
Endereço: Rua Visconde de Sinimbu, 383, São José
Telefone: (42) 3025-6051
Horário: de terça a sexta das 18h às 23h30; sábados das 11h30 às 23h30
Site: botecodavisconde.com.br
Instagram: @boteco_da_visconde

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #299