Sábado, 24 de Maio de 2025

D’P Pessoas de Valor: SESI

2023-10-17 às 17:07
Foto: Divulgação

Ponta Grossa é reconhecida por ter um dos maiores parques industriais do Paraná. Desde a década de 1980, o SESI atua em prol do crescimento do setor no município através da capacitação de jovens para o mercado de trabalho, da prestação de consultorias para indústrias e do incentivo à inovação

Por Michelle De Geus 

Comprometido em promover educação, saúde, cultura e qualidade de vida para a comunidade, o Serviço Social da Indústria (SESI) desempenha um papel significativo em Ponta Grossa, produzindo um impacto econômico direto e indireto sobre o município. O objetivo da instituição é devolver à sociedade, em forma de educação, os recursos que são pagos pelas indústrias. As contas são auditadas pelo Conselho Nacional do SESI (CNSESI), que tem como presidente Vagner Freitas de Moraes.

“Estou comprometido em contribuir para o sucesso contínuo desta instituição e liderar esforços que promovam educação, saúde e bem-estar em todo o país”, afirma Moraes, acrescentando que estão sendo realizadas mudanças para fortalecer a atuação do CNSESI nos municípios por meio de parcerias com outras instituições públicas e privadas. “Essas parcerias permitem ampliar o alcance dos programas e serviços oferecidos, aproveitando recursos e conhecimentos complementares. Essa abordagem colaborativa fortalece a capacidade de promovermos o desenvolvimento local e o bem-estar das pessoas”, explica.

Capacitação

O presidente do CNSESI avalia que a maior contribuição do SESI para o fomento da economia local ocorre através da capacitação de trabalhadores. “São inúmeros os exemplos de projetos desenvolvidos que tiveram uma verdadeira atuação em alguns setores. Estamos conversando muito e fazendo muitas reuniões com órgãos que têm ligação direta com os trabalhadores, com o objetivo de desenvolver ações de qualificação desses profissionais”, relata, mencionando que esse benefício para a comunidade inclui a preparação de alunos para o mercado de trabalho nos Colégios Sesi, incentivando o conhecimento nas áreas de robótica, informática, entre outras.

Impacto mais significativo 

O futuro do CNSESI é promissor e inspirador”, prevê Moraes. Entre os planos para os próximos anos, o presidente destaca a expansão dos programas educacionais, o fortalecimento das iniciativas de saúde preventiva e a promoção de projetos culturais. “Além disso, trabalhamos para entender as necessidades específicas de cada comunidade e adaptar as nossas iniciativas de acordo com essas necessidades, visando proporcionar um impacto positivo mais significativo em áreas como educação, saúde, cultura e bem-estar”, aponta, reforçando que a meta do CNSESI é, cada vez mais, causar um efeito benéfico sobre a sociedade, capacitando trabalhadores e comunidades para um futuro mais saudável, com mais educação e prosperidade.

Dignidade e competitividade 

Em Ponta Grossa, o SESI atua com o objetivo de fortalecer a indústria, um dos segmentos econômicos mais importantes do município, e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas. “É cumprindo essa missão, que impacta diretamente na economia da cidade, que o SESI apoia o seu crescimento. Seja formando cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável da sociedade nos Colégios Sesi, dando dignidade para as pessoas, seja colaborando com a competitividade das indústrias”, afirma Fabiane Franciscone, superintendente do SESI no Paraná.

Desde a sua fundação, no ano de 2007, o SESI Ponta Grossa já formou aproximadamente 1.600 alunos no Ensino Médio. Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde 2013, foram aproximadamente 3.600 alunos.
A educação da instituição se destaca por uma metodologia inovadora, aponta Franciscone. “Os alunos são incentivados a buscarem respostas trabalhando em equipe, e a prática pedagógica se concretiza por meio de Oficinas de Aprendizagem, uma dinâmica diferenciada do processo ensino-aprendizagem”, explica, acrescentando que é por esse motivo que as salas de aula do Colégio Sesi contam com mesas redondas e telas interativas, que auxiliam no aprendizado dos alunos. “O objetivo é entregar para o mercado de trabalho pessoas mais preparadas para enfrentar as mais diversas situações que encontrarão no dia a dia, formando cidadãos com alta capacidade de liderança, resolução de conflitos, inovação e pensamento crítico”, aponta.

Sustentabilidade

A superintendente do SESI ressalta que a consciência ambiental também integra o rol de preocupações da entidade. “A sustentabilidade é assunto sério para o SESI, afinal, é vital para as indústrias e para toda a sociedade”, frisa Franciscone, comentando que, desde 2004, o SESI Paraná é referência por conduzir no estado a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), e, desde 2015, dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), além de outras agendas de sustentabilidade. “O SESI promove capacitações, prêmios e congressos com o objetivo de divulgar as boas práticas entre as indústrias, além de apoiá-las nessa caminhada, por meio de consultorias ou capacitações”, cita. Exemplo disso é a Chamada Sesi ESG, que pretende atender mil indústrias até 2024. A mentoria inclui capacitação dos colaboradores, análise do nível de maturidade em sustentabilidade da empesa e diagnóstico dos pontos a serem potencializados.

Toda a sociedade

Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais ocupam um espaço cada vez maior no Produto Interno Bruto (PIB) industrial paranaense, que corresponde a 25% do PIB total do estado. “A posição geográfica estratégica, a infraestrutura logística, o trabalho dos sindicatos e entidades empresariais, o apoio das prefeituras e a disponibilidade de mão de obra tornam Ponta Grossa um dos principais polos industriais do Paraná. E o SESI tem muito a contribuir onde há indústria e colaboradores”, avalia Franciscone.

Dentro da gama de formas como a instituição colabora com o segmento, a superintendente destaca a formação de líderes nos Colégios SESI, o apoio para que as indústrias se mantenham competitivas, a ajuda para que as empresas se ajustem às normas e legislações, e o cuidado com a saúde e a segurança dos colaboradores, tanto através da oferta de soluções de saúde ocupacional quanto por ações preventivas. “Olhando para as pessoas, o SESI Paraná contribui não só para uma indústria mais forte, mas com toda a sociedade”, conclui.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #297