da assessoria*
O candidato Dr. Magno (Novo) afirmou que Ponta Grossa não pode abrir mão da reabertura do Pronto Socorro (Hospital Amadeu Puppi), mas considera que há soluções mais rápidas e práticas, como o uso de hospitais filantrópicos para suprir a demanda por internamentos e cirurgias.
Ele sugeriu a criação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para contratar leitos e resolver rapidamente o problema da falta de atendimento hospitalar. “A prefeitura tem recurso, é só saber fazer a boa gestão”, afirmou.
Dr. Magno disse que a gestão plena em saúde pode dar mais controle ao município, mas também pode sobrecarregar as finanças devido aos altos custos dos tratamentos de saúde. “Tenho um grande receio que isso pode dar mais errado do que certo”, avaliou.
Outras propostas para a saúde já foram apresentadas por Dr. Magno como a criação de uma central de receitas para renovar prescrições médicas de pacientes crônicos e o atendimento domiciliar para pacientes acamados.
Além disso, ele sugeriu implantar um “carretão da saúde” para atender alunos e professores diretamente nas escolas, ajudando a identificar e tratar problemas de saúde precocemente.