da assessoria*
O candidato a prefeito de Ponta Grossa, Dr. Magno Zanellato, apresenta um plano de governo focado na segurança no trânsito e na educação para motoristas e pedestres. Entre as propostas está a reavaliação dos sistemas de radares na cidade, que instalaram o que é chamado de “indústria da multa”. A ideia é que sejam mantidos os dispositivos em pontos de real necessidade. O foco se estende ainda para sinalização adequada dos radares, com finalidade educativa, não-punitiva e que cumpra a função de reduzir acidentes em locais específicos.
Ainda na situação do trânsito no município, Zanellato planeja sinalizar de maneira adequada os locais que têm maior risco de atropelamento. Entre as medidas estão a implantação de parada obrigatória para pedestres e travessias elevadas em locais de grande fluxo de crianças, adolescentes e idosos, como escolas, colégios, creches e hospitais.
Outro projeto é a reavaliação dos sistemas de semáforos na cidade, com foco na adequação do tempo de reação oferecido aos motoristas, visando melhorar a fluidez e a segurança nas vias. Além disso, o plano de governo defende o uso de softwares para análise e correção de vias para otimizar a mobilidade.