Sábado, 11 de Janeiro de 2025

“Em 2050, mais de 50% da população mundial usará óculos”, afirma oftalmologista Dr. Guy Canto

2024-01-15 às 16:49

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (15), o oftalmologista Dr. Guy Canto afirmou que o crescimento do número de casos de miopia em jovens e adultos tem sido expressivo nos últimos anos, devido ao uso do celular. Ele revela que em 2050, mais de 50% da população mundial usará óculos, segundo estudos.

De acordo com o médico, pesquisas indicam que o tempo recomendado de uso de celular é de até 2 horas ao dia, respeitando a distância mínima de 30 centímetros do rosto. “O que eu oriento também é deixar o celular após deitar na cama e apagar a luz”, diz.

Catarata

A luz azul, que emana de celulares e computadores, pode causar alguns tipos de degenerações nos olhos e acelerar o aparecimento de catarata. “A gente tem operado catarata em cada vez mais jovens, de 50 anos, que não fumam, não usam medicamento controlado, e que não tem histórico na família de catarata. Isso tem aparecido de uns anos para cá e começou com o aparecimento das tecnologias, acho que essa luz azul tem que ser muito estudada ainda”, revela.

Na teoria, esta doença não é genética e aparece em pessoas a partir dos 60 anos, mas hoje não tem mais uma regra exata, segundo o oftalmologista. “Nós temos uma lente dentro do nosso olho, que é o cristalino. A gente nasce com ele transparente, translúcido. A partir do momento que essa cristalina começa a ficar opaca, e existem coisas que interferem nisso: radiação azul, trauma, muito uso de corticóide, cigarro. Mas a catarata é uma das poucas coisas da Medicina que a gente sabe que 100% das pessoas que vivam até os 100 anos vão ter, é o envelhecimento da nossa lente e do nosso corpo”, diz.

Quando questionado sobre os fatores que podem ajudar a envelhecer os olhos, Dr. Guy Canto afirma que “principalmente alimentação e hábitos. Paciente que coça muito o olho, tabagismo, uso de muitos medicamentos controlados, corticóide”.

Confira a entrevista completa: