da assessoria*
Na manhã desta sexta-feira (13), o candidato a prefeito de Ponta Grossa, Dr. Magno Zanellato, participou de sabatina promovida pelo Grupo Ric, na Jovem Pan News. Em meia hora, ele apresentou diferentes propostas para os setores da administração municipal, com destaque para educação, saúde e transporte público.
Magno considera que o fechamento do Pronto Socorro Municipal foi um erro e afirma: “Se eu estivesse na gestão da cidade não deixaria fechar um hospital de porta aberta do município. A cidade tem obrigação da saúde básica, mas a gente não pode lavar as mãos e deixar que o cidadão fique aguardando vaga para um hospital”. Para o candidato, uma parceria público-privada seria uma “excelente solução para a saúde da nossa cidade”.
Para a educação, Zanellato destacou que seu grupo possui professores em sua composição, o que facilita nos diagnósticos de problemas do setor, mas ressalta que é preciso pensar no futuro. “A gente precisa começar a colocar a tecnologia dentro da educação das crianças. Não adianta ter escola de ensino integral, sendo que no primeiro turno elas estão ávidas pelo aprendizado e no segundo turno acaba que professores e crianças estão cansados. Nesse contraturno deve-se colocar o ensino de tecnologia, inovação e digital. É para esse lugar que o nosso mundo está caminhando. Se colocar isso, a gente começa a melhorar os índices de educação”, afirma. O candidato também defende um sistema de metas e bonificações para os professores, semelhante ao aplicado pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva, representante do Partido Novo.
Ao falar sobre transporte público, Magno apontou que o monopólio é prejudicial para a cidade e que a melhora deve vir a partir da concorrência. “Se tivessem lotes ocupados por 3 empresas de transporte público, a gente pelo menos teria a comparação, o cidadão saberia o que funcionaria melhor e o próprio poder público poderia cobrar. Penso que nossa cidade precisa perder esse monopólio e nós precisamos de um bom estudo para abrir lotes para concessão de mais de uma empresa”.