por Michelle de Geus
Inspiradas pelo amor aos bolos e doces, as empresárias Magda Lia Sebastião e Josiane Barbosa, sócias-proprietárias da Bolos&Bolos, decidiram transformar esse amor em negócio. Ambas são pedagogas de formação, mas encontraram na culinária uma nova paixão após encerrarem as suas carreiras na educação. “Desde criança eu gostava muito de fazer bolos e testar receitas diferentes, e a Jô também. Em uma tarde que nos encontramos, eu comentei que queria fazer alguma coisa nesse sentido e ela topou imediatamente”, lembra Magda.
Em meio aos desafios da pandemia de 2020, a dupla não poupou esforços, investindo em cursos em São Paulo e Curitiba para aperfeiçoar as suas habilidades em confeitaria. “Em São Paulo já estavam surgindo os bolos tsunami, mas aqui em Ponta Grossa ninguém fazia ainda e eu trouxe a ideia para cá”, conta. O lançamento foi um sucesso e rapidamente se tornou o queridinho da região. Nesse período, a dupla chegava a fazer dezenas de bolos diariamente usando a cozinha das próprias casas.
Sem planejamento, mas com trabalho
Com tantas encomendas, a cozinha doméstica ficou pequena e a dupla decidiu alugar uma edícula onde pudessem produzir os doces. “As coisas foram acontecendo sem muito planejamento, mas com muito trabalho, muita dedicação e muita vontade de crescer. Nós entrávamos às 7h, voltávamos de madrugada para casa e no outro dia cedo já estávamos lá”, recorda Magda. Aos poucos, o cardápio foi ampliado e elas começaram a produzir também bolos caseiros, bolos confeitados, bolos de casamento personalizados, docinhos e salgadinhos para festas.
Há dois anos, a cafeteria Bolos&Bolos também se tornou realidade, oferecendo um espaço aconchegante e climatizado onde os clientes podem consumir delícias que atendem todos os gostos. Desde então, o negócio se expandiu, conquistando paladares com uma vasta gama de tortas, bolos, docinhos, salgados e até sopas e fondues.
Inspiração no resultado
Magda destaca que a maior inspiração da dupla é a vontade de crescer e criar coisas novas. “Nós nos inspiramos muito nesse resultado que vem acontecendo através dos clientes e, principalmente, do nosso trabalho” afirma, acrescentando que pessoas de fora vêm a Ponta Grossa exclusivamente para conhecer o espaço. “Nós realmente nos jogamos de cabeça, confiando em Deus, com o apoio das nossas famílias, mas principalmente acreditando em nós e no que éramos capazes de fazer”, aponta.
A empresária aponta ainda que toda essa dedicação, responsabilidade e comprometimento também servem de inspiração para os mais de 20 colaboradores da Bolos&Bolos. “Nós temos pessoas que iniciaram conosco ali bem no começo e viram que realmente entramos para trabalhar, procurando dar o nosso melhor e fazendo tudo sempre com capricho e qualidade”, afirma, ressaltando que atualmente as duas deixaram um pouco de lado a produção dos doces e assumiram a administração do negócio. “Mesmo assim estamos ali diariamente, estamos em todos os setores e atendemos todo o nosso espaço. Além disso, somos nós que testamos todas as receitas e, se falta um funcionário, nós arregaçamos as mangas”, complementa.
Paixão compartilhada
Durante toda essa jornada, Magda destaca que a fé em Deus e o apoio da família foram fundamentais para o negócio crescer. “Outra pessoa muito especial foi o doutor Gilmar, proprietário do imóvel que nós alugamos no início da empresa e onde estamos até hoje, que acreditou em nós”, reconhece. Para incentivar e apoiar o crescimento do negócio, ele ampliou e modernizou o espaço. “Nós tivemos várias pessoas que cruzaram o nosso caminho, nos inspiram e continuam nos ajudando e incentivando. Hoje a Bolos&Bolos é mais do que uma confeitaria: é o resultado de uma paixão compartilhada e de um sonho realizado, em que cada fatia é uma prova de que, com dedicação e amor, é possível transformar qualquer desafio em uma doce vitória”, conclui.