Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Empresário Laurival Pontarollo recebe título de cidadão benemérito do Paraná em sessão solene da Assembleia Legislativa

2023-05-25 às 10:45
Foto: Assembleia do Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), realizou nesta quarta-feira (24), na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), uma sessão solene de entrega dos Títulos de Cidadania Benemérita e Honorária do Estado do Paraná, homenageando os empresários Laurival Pontarollo, César Moro Tozetto, Jeroslau Pauliki, Luiz Renato Durski Junior e José Sebastião Fagundes Cunha. Os títulos foram propostos pela deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e pelos ex-deputados Jocelito Canto e Plauto Miró.

A sessão solene foi uma homenagem aos 200 anos de Ponta Grossa, presidida pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD). Após receber o título, Pontarollo relembrou sua trajetória de 27 anos em Ponta Grossa e agradeceu pela homenagem. “Eu fui agricultor, trabalhei desde os 10 anos, com muito orgulho meu pai e minha mãe estão aqui, eu me inspiro no senhor, pela honestidade que você me ensinou. Meu pai tem 91 anos e é uma pessoa saudável, alegre animada, minha mãe com 86, isso me orgulha, inspira os filhos”, diz. “Eu cheguei aqui dia 17 de agosto de 1996, cheguei em Ponta Grossa com uma ‘Pampinha’, uma geladeira em cima e um fogão a gás. Trabalhei uns seis meses aqui e não andava”, conta.

Após receber muitos ‘nãos’ como resposta, o empresário conta que se sentiu fortalecido com ajuda de um amigo, que se tornou irmão, que o fez perceber que com luta e garra iria vencer. “Hoje está aí nossa empresa Feijão Pontarollo, distribuímos para o Brasil todo. 70% dos consumidores de feijão usam Feijão Pontarollo em Ponta Grossa, tenho uma pesquisa que comprova isso. Isso me deixa muito feliz. Também fizemos um grupo de amigos e fazemos as nossas ações, tenho muito orgulho. Têm pessoas que falam que o que a mão direita dá, a esquerda não precisa saber, eu sou o contrário. Não concordo com isso, porque temos que dar exemplo para os outros empresários seguirem”, ressalta.

Pontarollo ainda finaliza. “Quero agradecer muito ao Jocelito, grande homem. A nossa deputada Mabel, muito obrigado de coração, você é uma mulher guerreira, trabalhadora, você é orgulho da nossa cidade e dos Campos Gerais, sinto muito orgulho de você me proporcionar esse título. Finalizando: gratidão. Gratidão a Deus, que jamais imaginei que um dia, no melhor dos meus sonhos, que eu teria oportunidade de receber um título como esse. Isso para mim, para minha família e amigos é motivo de orgulho”, conclui.

Perfil de Laurival Pontarollo

Laurival Pontarollo, nascido em 30 de outubro de 1960, na localidade de Boa vista, município de Guamiranga (PR), filho de Edelzira Lisboa Pontarollo e Mario Pontarollo, atualmente é referência no comércio de feijão em todo o Brasil graças a marca que leva o seu sobrenome, o Feijão Pontarollo.

Pontarollo chega a Ponta Grossa em 1996, com um grande sonho, tornar-se comerciante. Com muito trabalho e dedicação esse sonho hoje é uma realidade. Atualmente o grupo comercializa seu produto em todos os grandes supermercados de regiões como Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Após 26 anos, a sede localizada em Ponta Grossa conta com mais de 4 mil metros de área construída, além de maquinários e frota própria de veículo.

Para retribuir o que a cidade Ponta Grossa lhe proporcionou, o grupo Pontarollo é patrocinador oficial do Operário Ferroviário, time pelo qual Laurival alimenta grande admiração, inclusive tendo exercido a presidência do clube entre os anos de 2012 e 2016, período no qual o clube ponta-grossense viveu grandes momentos, como a conquista do campeonato estadual em 2015, diante do Coritiba.

Laurival é patrono do projeto social chamado “Amigos do Pontarollo”, que consiste num grupo de amigos que se reúnem para ajudarem projetos sociais nas mais diversas áreas, em Ponta Grossa.

Com 62 anos idade, casado e com cinco filhos, o empresário Laurival Pontarollo hoje é referência no comércio de feijão em todo o Brasil graças à marca que leva o seu sobrenome, o Feijão Pontarollo. Nascido na comunidade de Boa Vista, no município de Guamiranga (PR), ele começou a trabalhar comercializando produtos plantados pelos pais, como melancia, alho, cebola e fumo.

Confira as fotos: