Debater e aprofundar o tema do racismo estrutural presente no Brasil e temas correlatos como a solidão da mulher negra, educação antirracista, dentre outros, é o foco do evento que acontece nesta quinta-feira, 22, na sede do Sindicato dos Professores e Técnicos da UEPG.
O evento terá a presença da doutora em educação e especialista em cultura, história, gênero e raça, Nilvan Laurindo Sousa, e do professor Jester Furtado. O encontro vai ser em forma de bate-papo com possibilidades de intervenções e questionamentos do público presente e terá como pano de fundo o livro “Joaquim, Negra Sim!”, de autoria de Jester Furtado.
Na ocasião, haverá tradução simultânea em libras e certificado para obtenção de horas extracurriculares para os interessados. Ao final, será servido coquetel.
Este evento é realizado com o apoio do programa estadual de fomento e incentivo à cultura/profice, da Secretaria do Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná, com captação da Sauí Responsabilidade Social e incentivo da Copel.
O LIVRO
A obra, destinada ao público infantojuvenil, traz à tona questões profundas sobre amor afrocentrado e os desafios enfrentados por jovens negros em uma sociedade marcada pelo racismo estrutural.
O livro narra a jornada de Joaquim, um jovem que se depara com a complexidade das relações raciais desde cedo, especialmente ao confrontar o racismo estrutural em conversas dentro de sua própria casa. “Joaquim chama atenção para o inimigo invisível, discreto e naturalizado”, afirma o autor Jester Furtado, destacando a importância de abordar essas questões desde a juventude.
SERVIÇO
Debate sobre racismo estrutural
Data: 22/02/2024
Horário: 19 horas
Local: SINTESPO – Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG
Endereço: Rua Teixeira Mendes, 1742 – Uvaranas, Ponta Grossa (ao lado do Colégio Agrícola)
da assessoria / fotos: Maykon Lammerhirt