O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, pode se tornar cidadão honorário de Ponta Grossa. O projeto que prevê a nomeação é de autoria Josi Kieras. Em sua justificativa, a vereadora aponta o atual cargo ocupado por Verri e sua vida política, com mandatos de deputado estadual e federal, além da secretaria de Estado do Paraná.
Enio José Verri, tem 62 anos, e nasceu em Maringá. É Economista pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui especialização em Teoria
Econômica, na Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (PR), hoje Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Mestre pela UEM, com a dissertação “O desenvolvimento recente da indústria paranaense”. Doutor em Integração da América Latina (2003), pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese “Reestruturação produtiva do Paraná nos anos 90: o papel da globalização e do Mercosul”.
Atuou no departamento pessoal em uma empresa do ramo de construção em Maringá. Foi consultor financeiro de um supermercado de 1991 a 2000, onde chegou ao cargo de diretor administrativo financeiro do grupo. É professor aposentado do Departamento de Economia da UEM. Começou como professor celetista da universidade em 1986. Foi admitido como professor assistente no ano de 1997. Ministrou aulas para a graduação e pós-graduação, em disciplinas como Economia da Integração; Economia Brasileira Contemporânea; Desenvolvimento Local; e Economia Paranaense. Também lecionou na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (UNESPAR).
Foi secretário municipal de Fazenda da prefeitura de Maringá, entre 2001 e 2003. Secretário de Governo do município entre 2003 e 2004. No final de 2004, assumiu o cargo de Assessor Técnico da Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Foi chefe de gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em 2005 e 2006.
Eleito deputado estadual duas vezes (2006 e 2010). Assumiu a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná entre 2007 e 2009. Como secretário de Estado, atuou no planejamento dos programas prioritários do governo e instituiu uma série de mecanismos que facilitam o gerenciamento público do orçamento do Estado e de monitoramento e coordenação de ações de governo, priorizando ações que promovem o
desenvolvimento econômico e social sustentável de municípios. Eleito deputado federal em 2014, 2018 e 2022. Sua atuação na Câmara foi voltada para a área orçamentária, financeira e de tributação.
Foi membro titular nas Comissões de Finanças e Tributação – CFT, de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços – CDEICS, de Desenvolvimento Urbano– CDU, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS.
Nomeado diretor-geral da Itaipu Binacional pelo presidente Lula, Enio Verri cumpre mandato na instituição até 16 de maio de 2027. Sua gestão está sendo marcada pelos investimentos que a instituição tem realizado em obras de infraestrutura, repasse de recursos para projetos ambientais e apoio a ações sociais em todo o estado do Paraná e em parte do Mato Grosso do Sul.
Durante o lançamento do programa Itaipu Mais que Energia, Verri destacou que “a grandeza de Itaipu oferece inúmeras possibilidades de contribuir com o desenvolvimento social e sustentável de seu território de atuação. As possibilidades de parceria são diversas e acreditamos na importância de retornar à sociedade uma parte de nossos investimentos, especialmente para setores de vulnerabilidade social”.