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Ponta Grossa

Estudo de ampliação do aeroporto de PG segue engavetado após 11 anos

Documento de 2014 previa investimentos de até R$ 261 milhões, mas nenhuma das obras foi iniciada

há 8 meses

Redação

Estudo de ampliação do aeroporto de PG segue engavetado após 11 anos
Um estudo de viabilidade técnica para ampliação do Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo, em Ponta Grossa (PR), permanece sem ações concretas mais de uma década após sua elaboração. O documento, obtido pela equipe do D'Ponta News, finalizado em março de 2014, previa investimentos de até R$ 261 milhões para expandir a capacidade do terminal. Entre as propostas mais ambiciosas do estudo estava a ampliação da pista de pouso e decolagem dos atuais 1.340 metros para 2.150 metros. Isso permitiria a operação de aeronaves maiores, como o Boeing 737-800, utilizado em voos comerciais domésticos de grande porte. O projeto também incluía a construção de um novo terminal de passageiros com 3.550 m², um pátio para até 8 aeronaves e a implantação de sistemas modernos de auxílio à navegação aérea. Essas melhorias poderiam impulsionar significativamente o desenvolvimento econômico e turístico da região dos Campos Gerais. Entretanto, passados 11 anos desde a conclusão do estudo, nenhuma das principais obras previstas foi iniciada. O aeroporto continua operando com infraestrutura similar à de 2014, sem voos comerciais regulares.

Documento surge após anuncio de fim das operações da Azul

A Azul Linhas Aéreas comunicou oficialmente ao D’Ponta News o encerramento definitivo de suas operações no Aeroporto Santana, em Ponta Grossa, a partir de 10 de março de 2025. A decisão integra o plano de reestruturação da companhia, que já havia anunciado a suspensão de voos em 12 cidades brasileiras. A medida foi justificada pelo aumento de custos operacionais, impactados pela alta do dólar e crise global na cadeia de suprimentos, além do ajuste entre oferta. A Azul destacou que “reavalia constantemente as operações como parte de um processo normal de adequação ao mercado”. A decisão ocorre uma semana após a Azul anunciar a abertura de novas rotas estratégicas, como Campinas-Vilhena, reforçando a priorização de mercados com maior rentabilidade.

Operações indicaram em 2016

A companhia iniciou suas operações na cidade em 13 de outubro de 2016, após um acordo com o governo do Paraná que incluiu incentivos fiscais e investimentos em infraestrutura. Vale ressaltar que diante disso, foi investido R$ 10 milhões (Prefeitura) e R$ 4 milhões (Governo do Estado), para modernização do terminal, e a pista ampliada para receber aeronaves maiores.
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