Domingo, 18 de Maio de 2025

Exclusivo: “Temos que lembrar que o Ministério do Turismo foi fundado há 20 anos pelo presidente Lula”, diz Celso Sabino durante visita em PG

2023-09-13 às 14:58
Foto: D’Ponta News

Em entrevista exclusiva ao comunicador João Barbiero, diretor do Grupo D’Ponta Mídias e Consultoria, o ministro do Turismo Celso Sabino comentou sobre a relação da pasta com os demais órgãos do governo, os projetos em andamento e as expectativas para o Turismo paranaense. O bate-papo ocorreu na noite da última segunda-feira (11), durante visita do ministro a Ponta Grossa.

Sabino afirma que atualmente o Turismo vive um novo momento e que o setor possui grande abertura com o governo federal. “Temos que lembrar que o ministério do Turismo foi criado há 20 anos atrás pelo presidente Lula, que tem dado todo apoio, autonomia e liberdade para nós. Está entusiasmadíssimo com o potencial e com os programas que vamos lançar nos próximos dias, incluiu várias obras importantes de infraestrutura relacionadas ao Turismo no Programa de Aceleração do Crescimento, estradas, rodovias, construção de novas pontes, novos portos, novos aeroportos, reforma e ampliação de aeroportos atualmente existentes, o presidente está muito disposto”, diz.

Ao citar que o Turismo é o segundo setor que mais gera emprego no Brasil, Celso Sabino enfatiza que a geração de riquezas proporcionadas pelo Turismo acontece de forma horizontal, ou seja, atinge a todos os segmentos, desde os trabalhadores até os proprietários e grandes executivos de hotéis e companhias aéreas. “O governo federal está ciente disso, sabe o potencial que o Turismo tem e quanto o crescimento econômico no setor do Turismo vai ajudar o Brasil a viver um novo momento”, complementa.

Segundo o ministro, o congresso nacional está “muito disposto a empreender as mudanças legislativas que precisam ser empreendidas para melhorar o setor”. Uma das medidas que está em tramitação na Câmara dos Deputados é o projeto de lei 4495/2020, que aborda a liberação de resorts integrados no país. “São estruturas hoteleiras de ponta com centro de convenções, eventos, teatros e também cassinos. Colocamos limitações, colocamos uma contribuição, uma intervenção econômica, que vai gerar recursos para o governo destinando recursos para Saúde, Educação, prevenção de jogadores compulsivos e também para o Esporte e para o Turismo. Países como Singapura que saltaram de 8 para 18 milhões de turistas anuais em três, quatro anos, com essa medida, liberação desses resorts integrados”, diz.

Turismo nos Campos Gerais

A visita a Ponta Grossa e Carambeí foi articulada a convite do deputado Aliel Machado (PV). A agenda ministerial incluiu a visitação do Parque Vila Velha, Buraco do Padre, Museu de Ciências Naturais da UEPG e o Parque Histórico de Carambeí. “Trouxemos o Ministério do Turismo, anunciamos obras de infraestrutura, a importância dessa região para o governo federal, a inclusão da reforma e ampliação do aeroporto de Ponta Grossa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), apresentamos o Fungetur, um fundo direcionado à financiamento de iniciativas privadas na área do Turismo, para ampliação, construção, reforma de pousadas, bares, restaurantes, hotéis, falamos sobre o Cadastur que esteve aqui atendendo vários empreendedores”, comenta.

Ele ainda completa. “Vamos atuar fortemente em parceria com as prefeituras da região, com o governo do Estado, governo federal que entende que através do Turismo nós podemos e vamos melhorar a vida dos brasileiros, potencializar nosso crescimento econômico, melhorar o desenvolvimento de todo o povo”, diz.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu deve sediar, no dia 23 de novembro, um encontro entre os ministros de Turismo do Mercosul.  “Lá estaremos com a bancada de deputados federais do estado, estamos convidando também o presidente da Câmara Arthur Lira, o presidente do senado Rodrigo Pacheco. Estamos trabalhando em parceria com as companhias aéreas, o governo federal para ampliar a conexão aérea para Foz, inclusive melhorando os horários e as frequências semanais com a América do Sul, especialmente Foz-Argentina, Foz-Chile e Foz-Paraguai”, explica.

“As perspectivas são muito boas, acreditamos que Foz, que é o segundo destino que atrai mais turistas no Brasil tem um potencial pelo menos para dobrar a sua capacidade do que tem recebido atualmente de turistas”, finaliza.

Confira a entrevista completa: