Todos os anos para dar o início das atividades da Expo&Flor em Ponta Grossa é realizado o projeto “Fruta para todos”, com o plantio de mudas de árvores frutíferas em vários locais da nossa cidade. O projeto realizado desde o ano de 1997, pela família rotária, tem por objetivo levar a conscientização ambiental e a produção de frutas de qualidade nas comunidades da cidade. Para além, a Expo&Flor também tem por objetivo deixar a cidade mais florida e colorida, ou seja, mais bonita, principalmente nesta época do ano, com a primavera.
Entre os objetivos mundiais do Rotary estão a conscientização e o apoio ao meio ambiente e a produção de alimentos de forma sustentável, ambos valores são os pilares do projeto desde a sua origem, bem como o objetivo de facilitar a produção e consumo.
O projeto “Fruta para todos” conta, nesta edição, com a parceria da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do CMEI Prof. Itamara Alves de Almeida, da Escola Glacy Camargo Secco e da UP – Unidade de Progressão da Polícia Penal. Foram plantadas nestes locais, mais de duzentas mudas de árvores frutíferas que beneficiarão no futuro todos os moradores destas comunidades.
A diretora da Escola Glacy Camargo Secco, prof. Marília Bodanese, ressaltou “A escola agradece a parceria com o Rotary Club Ponta Grossa Alagados, nesta atividade tão significativa, pois complementou os trabalhos realizados em sala de aula sobre a conscientização e os cuidados com o Meio Ambiente. Além disso, ficará marcado para sempre na vida de nossos alunos, pois será um legado deixado para a escola.” A diretora do Cmei Itamara Alves de Almeida, Prof Larissa Duque Figueira Feitoza, destacou que “plantar uma árvore na educação infantil é mais do que criar raízes no solo; é lançar as sementes de uma geração consciente, que crescerá com a missão de proteger e transformar o mundo.” A servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Adriana Silva também elogiou a iniciativa do clube e destacou que “a SMMA estará sempre a disposição para novas ações dessa natureza.” A presidente do Interact Clube de PG Alagados, Beatriz Cordeiro Bonfinger, revelou que o plantio fez parte do projeto do clube denominado “likes do bem”, no instagram, e todos os companheiros apoiaram a plantação das mais de 200 mudas de árvores frutíferas. O presidente do Rotary Alagados, Amauri do Nascimento, enfatizou que “o projeto é uma grande oportunidade de integrar o rotary, rotaract e interact com a comunidade e assim produzir melhores condições para o futuro de todos.
Histórico
Nos últimos anos o Rotary plantou mais de 3.500 mudas de árvores frutíferas em parques, escolas, entidades e instituições de toda a cidade. O projeto que integra as várias atividades da Expo&flor é a reedição do projeto vencedor, ainda na década de 90, que foi premiado como melhor projeto comunitário de Rotaract para a América Latina no ano 1997/1998, a época realizado pelo Rotaract Club PG Vila Velha.
Sobre a Expo&Flor
A 13ª Expo&Flor — Exposição de Flores de Holambra acontece entre os dias 6 e 15 de setembro, das 09h às 21h, no Parque Ambiental de Ponta Grossa.
Todos os valores arrecadados com a venda das mudas de flores, plantas ornamentais e árvores frutíferas serão revertidos para entidades que inscreveram projetos e foram selecionadas para receber os valores. Em contrapartida, as entidades auxiliam tanto na divulgação como nos trabalhos da feira.
Para mais informações sobre a Expo&Flor, acesse o site oficial da feira (www.expoflor.com.br) e nossas redes sociais @expoflorpontagrossa.
da assessoria