Domingo, 12 de Janeiro de 2025

FASPG promove evento para comemorar o Dia Nacional da Assistência Social

2024-12-06 às 16:18
Divulgação

A Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa realizou nesta sexta-feira (6), Dia Nacional da Assistência Social, na Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP). O evento contou com palestras e atividades para os profissionais da área lotados na Prefeitura, bem como em entidades assistenciais do Município.

O evento comemora o Dia Nacional da Assistência Social. A data celebra a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) em 07 de dezembro de 1993. A LOAS define os princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. Cerca de 170 profissionais da área participaram da formação.

A presidente da FASPG, Tatyana Belo, que é assistente social por formação e servidora efetiva da Prefeitura, destaca que a profissão é de suma importância em um país como o Brasil, que apresenta índices expressivos de desigualdade. Para ela, o profissional da assistência social deve ser valorizado.

“Todo o dia, pela manhã, acordo com um propósito, com o objetivo de pensar na população mais vulnerável que necessita do nosso trabalho. Enfrentamos desafios complexos, mas a nossa paixão pela profissão deve nos impulsionar para buscar soluções inovadoras e eficazes para as demandas da população. Nosso papel é fundamental para construir uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo a cidadania e o bem-estar social”, disse Tatyana, que destaca que o assistente social é um profissional que atua na linha de frente da garantia dos direitos sociais.

Pela manhã a palestra ‘SUAS que temos e SUAS que queremos’, foi ministrada pela professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Lúcia Cortes da Costa, bem como com uma mesa de discussões com membros das entidades APACD, Cavanis e Geny Ribas, como o tema ‘Inclusão e Anticapacitismo’. No período da tarde, a assistente social, Tatiana Paula Haddad, fez uma devolutiva da Gestão do Trabalho e Diagnóstico no dos trabalhadores do SUAS, em Ponta Grossa.

Da assessoria