Domingo, 21 de Julho de 2024

‘Feirão do Imposto 2023’ conscientiza população sobre tributações de produtos em PG

2023-05-17 às 16:54

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (17), o vice-presidente da ACIPG Jovem, Jefferson Wegermann, e o conselheiro Cleyson Fábio de Assis comentaram sobre a programação do ‘Feirão do Imposto 2023’.

O principal objetivo do ‘Feirão do Imposto 2023’, organizado pela ACIPG Jovem, é conscientizar a população sobre a incidência dos impostos federais e estaduais sobre os produtos (tributação sobre o consumo), mostrando na prática a quantidade, em reais, de quanto é pago somente de imposto em cada item consumido.

“Existe no imaginário do cidadão brasileiro que a gente paga muito imposto, porém, na prática, a gente acabou se acostumando com isso. O ‘Feirão’ surge como a ideia de trazer ações que mostrem para as pessoas a quantidade de impostos que essas pessoas estão pagando naquele determinado produto”, afirma Wegermann, que é coordenador Municipal do ‘Feirão’. “A ideia é conscientizar, por meio de ações práticas, que mostrem para a pessoa e toda a sociedade como seria se ela não tivesse que pagar os impostos”, conclui.

Conscientização

O imposto faz parte da vida de todos os cidadãos brasileiros, porém existe uma diferença entre as tributações direcionadas à renda e propriedade (IRPF, IPTU e IPVA) para a taxação dos produtos do mercado. “Para essas tributações sobre propriedade ou rendas, você paga o imposto de acordo com a sua renda ou se tem a propriedade. Porém quando falamos em tributação sobre o consumo, a renda da pessoa não é levada em consideração. Você consegue perceber que é injusto um cidadão com um salário ‘x’ pagar os mesmos tributos que um cidadão que possui uma renda muito superior nos produtos do mercado”, destaca Jefferson.

O ‘Feirão’ busca uma conscientização da população através de ações de impacto social. “Nós precisamos discutir ideias que são conversadas, para uma conscientização e capacitação em ações de impacto social”, aponta Cleyson, presidente da ACIPG Jovem.

Ações

Na próxima semana, as ações do ‘Feirão’ terão foco na exposição de produtos, em parceria com alguns mercados da cidade. “Uma cesta básica será exposta e colocaremos um cartaz ao lado, para que fique bem claro o quanto ela custa e o quanto de imposto é pago nela”, explica Jefferson.

Também será realizado um evento na quinta-feira (25), em parceria com a ‘Sala do Empreendedor de Ponta Grossa’, com o foco em microempresários e pequenos empreendedores, em que dois profissionais do meio tributário auxiliarão essas pessoas através de um bate-papo, no auditório da ACIPG.

“Historicamente, esse é o setor que mais existe no Brasil e por vezes o empresário fica ‘meio desnorteado’ com o custo que ele tem para cumprir com todas essas obrigações tributárias. Nós vamos discutir a respeito disso e trazer algumas informações, com o objetivo de conscientizar e capacitar os convidados”, destaca Cleyson.

No sábado (27), é planejada uma ação especial, porque é considerado o ‘Dia D’ para o ‘Feirão’ de todas as cidades que o realizam. A programação será divulgada nos próximos dias.

Serviço

Acompanhe a agenda do ‘Feirão do Imposto 2023’ no Facebook e Instagram da ACIPG Jovem de Ponta Grossa.

Confira a entrevista completa: