Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Fotos: Escolas de PG realizam atividades pela paz

2023-04-20 às 17:51

Alunos, profissionais do ensino e familiares dos estudantes das escolas públicas municipais de Ponta Grossa realizaram nesta quinta (20) atividades para demonstrar o carinho pela escola e pelo direito de estudar em clima de paz e tranquilidade. As ações foram organizadas pelas equipes gestoras dos 156 CMEIs e Escolas, com a participação da comunidade escolar.

As atividades pedagógicas foram iniciadas ao longo das duas últimas semanas, por meio de projetos discutidos pelas unidades com representantes dos Conselhos Escolares e Associações de Pais e Funcionários. Além de estreitar os laços para cuidar das escolas e das crianças, foram debatidas formas de ampliar a segurança e ações pedagógicas com a participação de alunos e familiares.

A prefeita Elizabeth Schmidt afirma que as crianças demonstram possuir condições de construir uma sociedade melhor. “Elas acreditam no poder transformador da escola, e nós também. Com a participação delas, das famílias, comunidade e dos gestores públicos, faremos uma sociedade mais segura para todos, voltada para a paz”, afirma.

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, a rede municipal trabalha com o princípio de incentivo a uma Cultura de Paz. “Nossas escolas devem ser aquelas que dão asas, e não aquelas que se parecem com prisões. Com a participação de todos, os CMEIs e Escolas deram uma grande demonstração de comprometimento com uma cultura de paz, com foco na criança e no seu direito ao aprendizado”, comenta Simone.

Efeito positivo

Psicóloga da SME, Laila Pulcinelli Ciesielski destaca a importância das ações e da participação das famílias neste processo. “A realização de atividades lúdicas pelas crianças contribui para a elaboração do medo e da ansiedade, além de ser uma forma alegre e positiva para atravessar o problema. É importante que os pais estejam próximos e atentos às crianças. É preciso acolhê-las”, observa a psicóloga.

Uma das ações foi na Escola Municipal Otacília Hasselmann de Oliveira, onde a comunidade organizou um abraço simbólico ao prédio. A diretora Glaci Dzazio agradeceu a “Família Otacília” pelo apoio. “A participação das famílias neste movimento pela paz demonstra a confiança na escola e na segurança pública de Ponta Grossa. Consideramos que nossa meta foi atingida. Mesmo quem não pode estar presente se engajou durante a semana, na confecção de cartazes e no trabalho em prol da paz nas escolas”, agradeceu ela.

A mãe Patrícia Gonçalves Sampaio da Rosa declarou que a segurança das crianças é dever de todos. “Foi muito importante todos os pais participarem. Sabemos que muitos ficaram com medo, mas os policiais estão aí, todos empenhados pela segurança de nossos filhos, então mandem as crianças para a escola e vamos ficar todos atentos. Parabéns a todos que participaram.

Daniele Ribeiro do Nascimento Casimiro, outra mãe que participou da ação, se emocionou. “Fiquei muito emocionada de estar participando desse momento pela paz, onde levantamos essa bandeira branca, lembrando também a vida das crianças que foram perdidas. Sabemos que aqui em Ponta Grossa, podemos mandar nossos filhos, temos a Guarda prestando total apoio. Foi muito emocionante, agradeço à diretoria e à escola”, disse a mãe.

da assessoria