A cerimônia de encerramento da 2ª edição do Programa Empreendedoras da Reciclagem reuniu 65 mulheres de Ponta Grossa, Porto Amazonas, Castro, Sengés, Arapoti e Jaguariaíva na manhã desta quarta-feira (30), na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG). O evento deve contar com a presença confirmada do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, refletindo o reconhecimento e o apoio institucional à iniciativa.
O programa, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest) do Governo do Estado em parceria com as empresas So+Ma e Heineken, tem como objetivo fortalecer a autoestima das trabalhadoras, promover a qualificação do trabalho e combater a informalidade entre as mulheres que atuam em cooperativas e associações de reciclagem de resíduos sólidos no Paraná. A edição anterior do programa, concluída em maio deste ano, certificou recicladores em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Lançado em outubro de 2024, o Empreendedoras da Reciclagem integra o projeto Recicla Paraná, centrado na promoção da cadeia ética da reciclagem. A capacitação oferecida às participantes foi composta por nove mentorias elaboradas pela startup So+Ma, com temas voltados ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo, legislação, produtividade, gestão financeira, liderança, gestão de pessoas e saúde mental. Todo o conteúdo foi formulado a partir de um workshop de escuta ativa com mulheres líderes do setor na região.
A fundadora da So+Ma, Claudia Pires, destacou que aproximadamente 75% da força de trabalho da reciclagem no Brasil é composta por mulheres. “O objetivo é que elas se sintam, de fato, empreendedoras do próprio negócio, porque fazem muita diferença na sociedade”, afirmou. De acordo com dados da Sedest, o Paraná soma cerca de 6 mil pessoas — em sua maioria mulheres — associadas a 443 cooperativas e associações de catadores de recicláveis.
O Programa Empreendedoras da Reciclagem reflete um movimento crescente de valorização das profissionais do setor, promovendo oportunidades de crescimento, reconhecimento social e a melhoria das condições de trabalho no estado do Paraná. Com a presença de autoridades e o apoio de empresas parceiras, a segunda edição reafirma o compromisso com a sustentabilidade, a cidadania ativa e o protagonismo feminino na transformação social por meio da reciclagem.